Wednesday, August 21, 2013

Before Midnight

Uma das maiores inquietações do cinema romantico moderno finalmente teve resposta 9 anos depois do primeiro filme e acima de tudo 18 desde o primeiro encontro em Viena. O final aberto de Before Sunset deixou muitos dos fãs da saga inquietos, e os actores e argumentistas do filme bem como o seu realizador esperaram este tempo todo para a resposta e para um novo filme numa nova fase da vida dos dois icons do romantismo moderno. O resultado excelente assim como ja tinha conseguido o primeiro filme e principalmente o segundo este terceiro foi uma referencia unanime critica com as melhores criticas do ano, comercialmente sempre existiu algum lado independente a saga que o impediu de ser uma referencia comercial mas o filme pouco ou nada precisa deste ponto para se tornar um icon e uma lenda do cinema actual.
Sobre este terceiro filme, a primeira coisa que consigo dizer é que cada filme individualmente e acima de tudo a trilogia em si é não só ao mesmo tempo a melhor dissertação emocional e racionalidade sobre o amor alguma vez escrita e mais que isto resultante em filme que à memoria, muitos temos ideias de um amor, de uma relação o trio do filme ou seja Linklater e os protagonistas, definem, caracterizam e mais que isso glorificam o amor. Neste terceiro filme temos mais uma evolução no passo de uma relaão com muito amor, baseada no conflito da meia idade das dificuldades da relação mais uma vez temos um filme de dialogos escritos com mestria que nos mostram cada um de nos e do que é a versão vivida do amor e acima de tudo de uma relação a dois, essa competencia que ja estava bem vincada nos dois primeiros filmes neste é mais real, porque a relação passou de idilica a realidade ao dia a dia.
E daqueles filmes em que nos percebemos que as personagens crescem deixam de estar situadas num tempo e num espaço para estarem contextualizadas em conjunto e isso faz com que as personagens que ja gostavamos sejam mais completas sem nunca denegrir o que ja sabiamos delas, as caracteristicas com a idade tornam-se mais fortes mas o filme ganha com isso, na riqueza de dialogos e mais que isso, naquilo que realmente o filme transpira uma verdadeira relação de amor.
Apõs tanto elogios apenas uma unica critica que em algum ponto apenas atenua ligeiramente estarmos perante o melhor filme do ano, e em termos de saga uma das melhores de sempre, o facto de existirem mais personagens e perceptivel o seu proposito de contrapor o estado da relação dos protagonistas, mas penso que quebra a intimidade dos filmes, aquilo que queremos realmente sao os dialogos de Jesse e Celine, e a conversa com mais intervenientes e algo morosa, e de alguma forma atrasa a parte realmente fundamental do filme e onde ele se catapulta para um filme de culto.
A historia segue nove anos depois o casal, agora assim, e ja com filhos, que se encontra na Grecia aqui começam a surgir alguns problemas tipicos das relaçoes de longa duraçao que conduzem a conversas de longa moratoria no sentido dos filmes anteriores.
O argumento e a maior virtude de todos os filmes, cada um consegue preencher as lacunas e acima de tudo as inquietaçoes do primeiro, mesmo com nove anos de interregno, quando se pensa que tudo ja foi alcançado de filme para filme em contextos diferentes o nivel permanece, as personagens crescem e cada vez mais nos fascinam. E incrivel nunca nenhum dos guioes da saga ter sido condecorado com galardoes da academia, talvez nao sera, mas daqui a oitenta anos todos quererão ver esta triologia tam bem escrita na definiçao do amor do nosso tempo.
Linklater como nos filmes anteriores tem uma tarefa facil, bem escolhida e pensada, mas facil, seguir os personagens e deixar o guiao fluir, e isso e o maior segredo de uma reallização que percebe a força do seu argumento.
O cast, é estranho pensarmos nos protagonistas fora destas personagens, eles podem entrar noutros filmes que pensamos que e neste filme que sao realmente eles, principalmente hawke mais assiduo noutro tipo de filme, e aqui que tem os melhores papeis, aqui que tem o marco das suas vidas, e é incrivel a dificuldade dos papeis, a exigencia e a forma como eles nos convencem na perosnalidade de cada um e na relaçao.

O melhor - A forma com que o amor é tratado.

O pior - Não era necessario personagens adicionais com intervenção nos dialogos

Avaliação - A-

No comments: