Saturday, August 03, 2013

Emperor

Peter Webber sempre foi um realizador de pequenos filmes ccm historias intensas emocionalmente proximas do pequeno publico. para este ano e no inicio um drama de guerra no pos Pearl Harbor em pleno Japao. Os resultados do filme foram desastrosos prinncipalmente comercialmente onde o filme nao conseguiu sequer a expansao wide colocando de lado qualquer hipotese de um bom resultado comercial. Tambem criticamente com avaliaçoes medianas o filme nao conseguiu o reconhecimento que de outra forma poderia ter.
Sobre o filme podemos dizer que e daqueles filmes aborrecidos ou seja com muito pouco conteudo pelo menos visivel para um filme so, podemos dizer que o objectivo de efectuar um drama historico cai facilmente neste registo, mas para o filme funcionar tem que pelo menos ter alguma maior  intensidade o que o filme nao consegue ter.
Ou seja temos um filme em determinados pontos competente principalmente na conjugaçao entre dois planos diferentes mas por outro lado e um filme que nao consegue evoluir no momento emq que sobre si devia terminar, parece sempre demasiado lirico e isso impede o filme de realmente funcionar na sua essencia sendo um filme naturalmente mais pequeno e que mais que isso quer ser dessa mesma forma.
Ou seja um filme para ver com algguma atençao ter em conta algum do valor historico que o filme tem mas pouco mais pois o filme nao reune suficientemente elementos para ser uma mais valia por si so.
A hitoria centra-se num general norte americana apos as bombas atomicas em pleno japao onde por um lado tente perceber a ligaçao do imperador ao ataque de pearl harbor e por outro lado a sua relaçao passada com uma japonesa.
E no argumento que o filme em si nao funciona nao conseguindo impor as suas personagens e mais que isso nao consegue ter ritmo e intensidade narrativa, e isso muito por culpa de um argumento pastoso pouco intenso e pouco emotivo
A realizaçao e simples como e marca de Webber e nisso podemos dizer que a falta de assinatura acaba por ser a sua nao e por este ponto que o filme falha mas tambem nao e por ele que oo filme ganha valor.
O cast tem um Fox cansado visivelmente debilitado fisicamente que e interessante para o papel mas nao esconde alguns pontos menos fortes, ao seu lado Jones com a sua tipica força que e uma forma diferente que conquista as suas cenas mesmo que isso nao seja dificil.

O melhor - O registo historico.

O pior - O teor pastoso

Avaliação .- C-

No comments: