Saturday, August 17, 2013

Drift

O cinema australiano nos ultimos anos conseguiu impor a sua lei, tornando alguns dos seus produtos mais conceituados respeitadas obras no cinema global dando origem ao lançamento de novas estrelas num pais onde sempre foi um viveiro de talento natural de grandes actores. Este ano surgiu este pequeno filme sobre a tematica em voga do surf, onde figurava entre outros Sam Worthington actor que ficou conhecido devido ao seu papel em Avatar. mas nem a presença conhecida fez com que o filme conseguisse uma boa prespectiva comercial muito pelo contrario estreando em espaços muito limitados, ainda para mais ja que no que diz respeito à avaliação critica esteve distante do que outros filmes daquela nacionalidade conseguiram em anos anteriores.
Drift é como Chasing Mavericks um filme demasiado previsivel sobre um desporto imprevisivel, contudo as comparações são naturais entre as duas produções com claras mais valias para a primeira pela intensidade quer em termos do desporto em si mas acima de tudo pela toada emocional. Aqui temos um filme menos trabalhado mais cru em termos de produção mas ao mesmo tempo muito menos complexo em termos narrativos como se fosse um filme adolescente sobre surf o que e estranho num cinema narrativamente tao complexo como o Australiano.
Drift é assim um filme simples com muito pouco para agradar ou chamar a atençao natural dos espectadores para alem de uma ligação forte afectiva da relação familiar onde a sequencia inicial pauta esta aproximação, mas depois o filme na sua concretização torna-se algo vago, lançando algumas pontas todas elas simples mas em demasia para o grau de desenvolvimento que o filme consegue parecendo sempre que e um filme que quer demasiados atalhos para a sua dimensão.
Ou seja um filme que rapidamente se consegue ver mas que quase em nada marca quem o observa a nao ser por um ou outra sequencia bem realizada de surf principalmente em camaras on moment, mas que pouco ou nada potencializam para alem da curiosidade o valor real do filme.
A historia fala de dois irmãos que junto da mãe fogem e tentam construir uma nova vida, contudo a sua ligação ao surf acaba por no momento em que necessitam de apoio financeiro para sobreviverem ser o maior trunfo familiar.
O argumento parece-nos simples pouco creativo, a maior parte das quais previsivel, tem como problema nem sempre ter noção de que efectuar um filme simples por vezes deve ter esse ponto bem acentuado e aqui parece por vezes que o filme quer ir alem sem ter condiçoes para o fazer.
A realizaçao tem bons momentos como ja referimos principalmente nas sequencias de surf no restante apenas o espirito australiano pouco apelativo esteticamente mas marca um estilo de cinema proprio de gosto discutivel, nao nos parece neste particular uma obra a recomendar ou a seguir o trajecto do realizador pese embora os momentos salientas ja referidos.
O cast todo ele natural daquele pais tem na figura mais conhecida Worthington a apoiar o cinema deste pais num papel pouco interessante secundario e que pouco trara de relevante para a sua carreira sendo apenas um impulsionador comercial para o filme, de resto o filme e pouco ou nada exigente neste capitulo.

O melhor - As sequencias bem filmadas de ondas.

O pior - Por vezes abrir pontas simples em demasia que nada beneficiam o filme

Avaliação - C

No comments: