Friday, August 23, 2013

Scenic Road

Johh Duhmel e um dos actores mais conhecidos propriamente pelo seu lado comercial do que propriamente pelas suas qualidades enquanto actor de primeira linha, dai que a sua entrada em cinema independente e com algum grau de exprimentalismo e no minimo surpreendente mas tem lugar neste filme de uma forma bem vincada. O resultado contudo ficou aquem das expectativas fossem elas quais fossem, comercialmente so agora oo filme tera o seu feedback pese embora a forma limitado como estreou nao dei-a a previsao de grandes resultados e criticamente as coisas tambem nao correram pelo melhor com avaliaçoes maioritariamente negativas.
Sobre o filme podemos dizer que a forma como um tipo de cinema mais intimo e exprimental tem evoluido conduz a que actores mais conhecidos acabem por tambem eles arriscar em titulos mais desconhecidos de realizadores mais desconhecidos. A formula e limitar as personagens e acima de tudo leva las ao limite. Mas neste caso o filme consegue leva-las ao limite mas a escalada nem sempre parece tao perfeita como deveria ser tendo em conta a forma rapida com que as personagens rapidamente se transforam em sobreviventes.
Existe dois pontos trabalhados de forma diferente e com resultados totalmente diferentes, se por um lado em termos de requesitos dos limites fisicos o filme acaba por ser intenso, duro e objectivo em termos da tensao psicologica pensamos que o filme ate começa bem nos primeiros dialogos e nos primeiros conflitos mas depois o filme fica algo descontextualizado e muitas vezes as discussoes que teriam de ser tortes acabam por ser vazias.
Mas o ponto menos trabalhado do filme e o seu final, pouco intenso, repentido e pouco trabalhado, que num filme que em determinado nivel consegue um ritmo de sacrficio exagerado acaba por ser pouco integrado naquilo que o filme realmente é. pior que isso na parte final todo o depois dos acontecimentos parece claramente a mais no que o filme quer ser, pese embora o caracter aberto por vezes ja interessante.
A historia fala de dois amigos que acabam por ficar sem carro no meio do deserto, onde apenas se tem um ou outro e começam com discussoes sobre as opçoes de cada um, assim ao limite fisico exigido surge tambem o limite psicologico de uma situação que nao consegue ser alterada de minuto para minuto.
O argumento funciona melhor quando o filme nãoo quer ter muito sentido, quando e desligado do que quando decide ter uma força moral que se torna demasiado novelesca para um filme que no inicio promete alguma rebeldia e creatividade,
A realizaçao tem valor principalmente na caracterizaçao do isolamente das personagens nem sempre e tarefa facil dar a imagem de sacrificio mas o filme consegue. Não sendo uma obra prima tem na realizaçao um dos seus elementos mais dificeis e funcionais.
O cast tem em Duhmel um papel algo diferente do que estamos habituados nele, mais intenso emocional e fisicamente exaustivo mas mesmo assim não nos parece que estejamos perante um actor de primeira linha mesmo assim e ele que domina  o filme por comparaçao com o seu colega de cast bem mais limitado em todos os sentidos.

O melhor - Os primeiros dialogos

O pior -A determinado ponto so resta o impacti psicologico

Avaliação - C+

No comments: