Friday, August 20, 2010

Sex and City 2


Depois do sucesso do primeiro filme da saga era natural que um segundo surgisse com a mesma tematica e envolvencia da serie. Contudo sem a conviniencia do primeiro que por assim dizer fechava os dez anos da serie. Os resultados contudo foram bem diferentes, e a ansiedade de rentabilizar ate mais nao um produto acabou por nao resultar, criando a nocçao de que franchisings como este so acabam quando ja nao render rigorosamente nada. Comercialmente o filme apontado como um dos bloscbusters de verao teve muita dificuldade nos EUA, contudo a boa carreira extra portas salvou o desastre, que foi uma realidade em termos criticos, ao contrario do primeiro, a critica foi acerrima perante este produto unica e exclusivamente comercial.

Confesso antes de mais que nunca fui fa da serie, por ser redutor relativamente as mulheres, por ser a expressao da futilidade que nao tem que estar subjacente a condiçao femenina. E neste filme isto trás mais do que nunca. O pretexto e o mesmo discutir modas tendencias, e assuntos do coração como se uma revista cor de rosa se tratasse. Onde tudo e facil e os problemas criados acabam por desaparecer mesmo antes de o serem na verdade. Durante duas horas e meia somos conduzidos ate a um mundo a parte, desinteressante e insultuoso para os verdadeiros problemas do dia a dia e acima de tudo para um genero bem mais complexo que e a mulher.

Nada de excepcional e criado, a nao seu as quatro personagens serem conduzidas para festas viagens, e muitos homens para as tentar, as personalidades sao diferentes e e nesta diferença que reside o segredo da serie e o unico ponto que consegue ser preservado nesta experiencia cinematografica, principalmente na forma diferente que a personagem principal tem de ver o seu casamento.

O filme retrata dois anos apos o primeiro para relatar a experiencia de carrie agora casada e a forma como as rotinas se vão estabelecendo. Aqui para alem de um casamento homossexual e uma festa privada as quatro embarcam ate ao dubai para exprimentarem novas cultural

Em termos de argumento dois pontos distintos por um lado surge com naturalidade a ligção a serie sem inovar ou sequer por em causa este ponto. As personagens sao trabalhadas na mesma direcçao contudo como obra cinematografica tudo e muito pobre.

Em termos de realizaçao faz-nos lembrar Spice Girls o filme, pela forma como se limitam a ter em conta apenas as componentes esteticas esquecendo tudo o resto, e daqueles filmes que separa um obreiro de um realizador, neste caso temos um tarefeiro.

O cast o elenco original surge sem grandes diferenças, cada vez mais focalizado na dualidade entre Samantha e Carrie, nesta dualidade se esbate a qualidade das interpretaçoes, e se a sensualidade por menopausa de Catrall encaixa perfeitamente, o envelhecimento e a falta de sensualidade de Jessica Parker ja a devia a muito ter posto de lado esta personagem com risco de a danificar.


O melhor - A dualidade na visao do casamento.


O pior - A futilidade de todo o filme


Avaliação - D+

No comments: