Tuesday, August 17, 2010

The Sorcerers Apprentice




Lançar um filme com este conteudo quando o fenomeno Harry Potter esta algo ultrapassado e cinematograficamente no seu final, parece mais que arriscado, fora de tempo, e ainda para mais com a produçao da dysney em acordo com um dos mais vurazes promotores de sucessos Buckheimer. So este total desalinho com a tendencia pode explicar que ao contrario de todos os outros filmes desta ligaçao este nao se tenha tornado num grande sucesso mas sim num floop consideravel, principalmente em termos comerciais ja que criticamente os objectivos do filme nao eram muito fortes.

Olhando para a forma como o filme foi feito todos os ingredientes estao presentes para o tornar num blockbuster de sucesso de verão, desde logo uma historia facil, contendo um misto de acçao com um cinema juvenil com algum humor. Por outro lado os efeitos especiais sao de primeira linha, e tinha no seu cast uma reuniao de actores carismaticos como Cage, com a nova vanguarda de um cinema mais juvenil.
COntudo mesmo com todos estes ingredientes o filme nao conseguiu ir alem de resultados mediocres e isso deve-se muito ao tema que o filme aborda demasiado proximo de Harry Potter, sem ter a complexidade ou o conteudo metaforico da saga de Rowling, perdendo sempre na compraçao necessaria entre filmes.

Mesmo assim tem bons momentos de entertenimenot principalmente desbloqueados por uma narrativa simplista onde o mais obvio aparece sempre como a melhor escolha trabalhando bem a quimica entre protagonistas nao so romantica mas acima de tudo entre aluno e professor, quase um pouco na simbiose de karate Kid. Poderia estar mais desenvolvido em termos de viloes, mas nao e o ponto forte do filme.

A historia e sobre a procura de um dos servos de merlin da pessoa escolhida para derrotar a terrivel feiticeira, que se encontra enclausurada numa boneca russa. O escolhido esta longe de ser o que se pensava e necessita de um processo de ensino.

O argumento e o tipico, a aprendizagem do desajeitado ate ser heroi e os diferentes confrontos que vai tendo na sua vida, quer romanticos, quer com os viloes, quer mesmo com o professor.

~Em termos de orginalidade nao e um filme prodigo sendo mesmo algo repetitivo com outros filmes deste genero, e mesmo na criação de personagens algo de novo seria benvindo.

A realização a cargo de um realizador ainda marcado pela saga do tesouro, tem bons momentos assumindo se como um realizador que sabe trabalhar com meios, e efeitos especiais, nao necessita de muito para rentabilizar a estetica do filme, que nunca e a sua maior preocupação

Em termos de cast joga a favor a recuperaçao mediatica de um Cage ultimamente bastante apagado e entregue a guioes de seguinda, E um Molina longe do que ja nos mostrou mesmo como vilao deste tipo de filmes. Altos e baixos


O melhor - O cinema simples de verao


O pior - A epoca em que o tema e trazido


Avaliação - C+

No comments: