Friday, August 20, 2010

Marmaduke




Quando se tenta fazer um filme com caes falantes o maior risco que ele pode ter e nao saber qual e a sua população alvo ou o tipo de filme que tem que ser. Pois bem ao contrario de caes e gatos, marmaduke sabe perfeitamente que tem de ser um filme familiar, para os mais novos, usando algum paralelismo com a realidade humana e acima de tudo trabalhando muito bem a personagem principal, um pouco como foi feito com os classicos do genero Beethoven e Olha quel ladra. Claro que os tempos mudaram e este tipo de filmes nao tem tanta aceitaçao, mesmo que a maquina do marchedising tente. Dai que os resultados tenham sido curtos em termos comerciais para um filme do qual se esperava mais. Criticamente nao foi alem da mediania habitual neste tipo de filmes.

´Marmaduke e um filme simples inspirado na serie oc, transpoem para a vida canina um pouco a vida da serie, sendo que o contexto e exactamente o mesmo, deste tipo de filmes pouco ou nada se pode esperar mais do que uma serie de situações completamente fora do comum, a força do paralelismo, e achar piada a personagem, neste particular a ultima e claramente conseguida e e o aspecto fundamental do filme, Marmaduke e querido e proximo do espectador.

Nao e nada de novo e certo, temos a certeza que este guiao ou a base do mesmo ja foi utilizado em mais de uma centena de filmes, mas acaba por ser a formula que melhor resulta nesta tipologia de filmes, por isso mais vale nao arriscar e estragar tudo por completo.

E verdade que o cinema seria rigorosamente a mesma coisa sem este filme, mas nao sai afectado com ele.

O filme fala a historia de um dog alemao, que juntamente com a sua familia se muda de kansas para california, aqui começa a frequentar um campo para caes onde a similiaridade com o liceu sao mais que muitas e ele vai ter que ganhar o seu espaço.

O guiao ja foi utilizado de diversas formulas com caes com pessoas, em animaçao e imagem real todos utilizam a mesma formula, acaba por ser eficaz em filmes familiares mas nao passa disso, ninguem se ira recordar para sempre em filmes como este que se diluem facilmente na nossa memoria.

A realizaçao e forte, principalmente na formula com que consegue reproduzir as manifestações e expressoes faciais dos caes o que e um trabalho que exige esforço e dedicaçao, neste patamar estamos no topo do que foi efectuado com animais.

O cast de vozes, desde cars que sabemos que a voz de wilson e eficaz neste tipo de filmes, e mais uma vez ela por si so oferece um carisma especial a personagem o que acaba por ser o maior trunfo do filme, o restante leque tambem tem as suas virtudes como o british de coogan e a força da voz de sutherland, nao esquecendo a mitica de ellion muito bem empregue nas personagens as quais foram entregues,


O melhor - O carisma do protagonista canino.


O pior - Ser mais e mais do mesmo


Avaliação - C+

No comments: