Monday, August 09, 2010

splice

Starring:
Adrien Brody, Sarah Polley, Delphine Chaneac, Simona Maicanescu, David Hewlett
Directed by:
Vincenzo Natali


Pode a evoluçao cientifica ser um tema primordial para o cinema contemporaneo. A resposta e positiva e cada vez com mais incidencia e uma das provas mais reais e este splice, uma co produçao entre os estudos independentes dos EUA com alguma fonte europeia, que resultou num filme que surpreendentemente conseguiu algum impacto comercial, sendo que criticamente as coisas tambem nao correram mal, sendo um conceito algo inovador debatendo os perigos da genetica.
A avaliação deste filme deve se centrar sobre dois pontos completamente distintos. Por um lado em termos de consciencializaçao de um perigo cada vez mais real, que e o avanço natural da ciencia, e neste particular o filme e inteligente e alarmante falando de um problema actual, e que ninguem sabe ao certo de podera um dia existir. E outro do ponto de vista de filme, enquanto o seu desenvolvimento narrativo onde as coisas nao correm tao bem.
Se inicialmente tudo nos parece encaixar bem, o descontrolo das personagens os dilemas morais e cientificos, o certo e que com o desenvolvimento da personagem central perde algum controlo na forma como as personagens lidam com esta e mesmo nas respostas desenvolvimentais do ser, tornando se mais rapidamente num tipico filme de terror igual a tantos outros.
E certo que a determinada altura o filme tem promenores interessantes o desenvolvimento sentuimental, a propria resposta com o duo principal, mas isto perde se em algum facilitismo no desenlace finall que o filme adopta.
Splice fala de um casal de cientistas pioneiros em termos geneticos que criam um ser muito parecido com o ser humano so que com um desenvolvimento mais rapido, logo se tornam afectuosos com esta personagem, nao olhando para os riscos e o perigo da sobrevivencia.
O argumento tem dois pontos de analise distintos, por um lado e um filme que se introduz bem na tematica e na apresentaçao das personagens mas por outro lado e um filme que vai perdento territorio com o seu desenvolvimento acabando quase como um filme de terror serie B.
Natali e um realizador esforç ado e neste filme apenas um promenor lhe parece escapar que e a forma como realiza e caracteriza a personagem principal, devia ser mais distinta do ser humano, para lhe dar uma dimensao mais forte.
Os actores, Brody quando nao esta ao serviço de filmes de grande estudio demonstra sempre grande versatilidade e qualidade, e neste filme esta novamente no seu melhor, mesmo que Polley mais ligada a um cinema mais independente nem sempre o acompanhe da melhor forma

O melhor - A actualidade do tema.

O pior - Acabar como um mero filme de terror.

Avalia~ção - C+

1 comment:

Anonymous said...

Good brief and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thanks you on your information.