Tuesday, August 17, 2010

The Ghost Writer




E certo que o ultimo ano foi bastante contorbado para o realizador polaco a ver com alguns problemas relacionados com a justiça, mas e certo que deste o pianista o mundo voltou a ve lo com outros olhos cada vez mais expectantes com a sua obra. Com este filme volta a sua forma mais natural do suspense dos lados lunares de personagens que ele como poucos gosta de retratar, e consegue alguns pontos que a algum tempo nao conseguia por um lado unir grande parte da critica em torno do seu filme, e conseguir estrear um filme com alguma dimensao nos EUA.

O filme e certo que e competente na forma como introduz e desenvolve toda a sua narrativa e nisso Planski tem merito na forma como encara os seus filmes desde a sua envolvencia ate a sua concretizaçao, contudo o filme falta luz, e fogo e demasiado linear e solto, demasiada intriga para tao pouco musculo e isso por vezes faz com que o filme se torne monotono.

Nao e um filme vibrante e isso e fundamental para separar um bom filme, de uma grande obra, temos um bom filme mas falta tudo o resto. O filme fala de um escritor que e pago para fazer as memorias de um policito sobre os olhos dos seus mais proxmios.

O argumento e bem mais interessante na construçao d personagens e dialogos do que na exploração da propria narrativa, onde peca por valta de intensidade emocional

Polanski e um bom realizador acima de tudo em projectos de outra dimensao, aqui tem um filme pequeno e nunca o quer colocar maior, dai que a realização seja o minimo necessario.

Em termos de cast Mcgregor e quase sempre eficaz em filmes de autor porque e serio e forte com alguma densidade emocional necessaria para este papel em contreto, tem mais dificuldades em titulos de multidao. Ate Brosman mais enigmatico acaba por surpreender num dos melhorees registos seus que ha memoria.


O melhor - Um cinema serio e concreto


O pior - Noa faz vibrar


Avaliação - B-

No comments: