Friday, August 20, 2010

The Other Guys




A produtora extremamente ligada a Will Ferrel tem nos ultimos anos lançado uma serie de titulos com este como protagonista com um humor muito tipico, que tem minimamente triubfado na sempre exigente guerra de bilheteira. Inicialmente para alem de todo o primor comercial tambem criticamente estes filmes eram valorizados. Normalmente sob a forma de biopics o certo que foge neste ano desse ritual com um filme muito peculiar. Os resultados tem sido bastante positivos nao so em termos comerciais com resutados positivos, mas acima de tudo criticos onde a maioria delas foram positivas num ano complicado.

O humor que melhor serve Will Ferrel e o disparate pegado ou seja quando pega na sua inocencia e na sua parvoice e lhe da um teor inocente e quase sempre assim que ele conquistou um lugar muito proprio no panorama comico actual, na sombra daquilo que ja exercia em Saturday night live. E se o filme consegue potenciar o que de mais humoristico tem Ferrel ainda tudo se torna melhor quando a seu lado esta um Whalberg com uma faceta comica sensacional e por descobrir ate ao momento, os ataques de furia sao deliciosos e da nos alguns dos melhores momentos de comedia do ano. Nao sera exagerado dizermos que estamos perante uma das melhores comedias do ano em termos da pureza do genero, é intensa consegue potencializar quase todas as piadas que tenta, e estupida e actual. Tudo o que e necessario para soltar a gargalhada.

Nao consegue manter o ritmo humoristico ate final, dando aso a alguma acçao que e necessaria para o desenvolvimento da narrativa de base, pese embora ninguem ficaria pasmado ou triste se o filme fosse apenas a desventura do duo de protagonistas.

E daqueles filmes bem dispostos, que parece inicialmente demasiado imbecil contudo e isso que o torna unico e com grande piada, onde a quimica entre os actores soa como um bem muito necessario para o sucesso espontaneo do filme

O filme fala de dois policias do ultimo escalao que um dia tentam dar o grito de epiranga, mais que lutar contra os bandidos tem de lutar contra as personalidades um do outro e acima de tudo contra a parodia de todos os outros que os rodeiam.

A genese do filme acente num ponto extremamente comercial e com quimica de sucesso, uma dupla de policias algo ligada ao arma mortifera com a diferença que sao os piores do mundo, em termos de historia de base nada de novo com a estrutura habitual do nada ao tudo, em termos comicos nao e facil ter memoria de uma filme que acerte tao bem neste plano, principalmente na primeira hora.

A realizaçao e complicada porque o filme nao se singe a uma comedia, com bons momentos de acçao que requerem meios de filme de grande estudio, o que e o caso. A brilhar tudo ainda a fantastica escolha da banda sonora e a sua integração ao longo de todo o filme.

A nivel de cast Ferrel na sua personagem idiota habitual, mas que resulta como nunca, nao se pede grandes alteraçoes a um actor que ja sabemos que tem dificuldades noutros registos mas que e rei neste. Completamente diferente e o caso de whalber completamente fora da sua praia, brilha em todo o filme, podendo mesmo se tornar no actor do ano, esperaremos em The Fighter. Torna se aos poucos um caso serio de actor para liderar e completo em Hollywood, sauda-se o regresso de Michael Keaton o cinema tinha saudades dele.


O melhor - Whalberg


O pior - A historia de base podia ter mais conteudo


Avaliação - B

No comments: