Wednesday, January 17, 2024

Napoleon

 Quando este projeto foi anunciado, o mundo do cinema paralisou, principalmente pela ideia que Joaquin Phoenix um dos atores mais idolaterados poder vir a criar o seu Napoleão, com a questão de que na batuta estaria o experiente Ridley Scott, e no argumento o seu colaborador David Scarpa. Se a expetativa continuou com os traillers, na primeira exibiçao percebeu-se que o resultado iria defraudar as expetativas as criticas moderadamente positivas não chegavam para entusiasmar sendo que foi na bilheteira que o filme melhor funcionou principalmente fora de portas, ao abrigo dos ingredientes acima indicados.

Sobre o filme, o primeiro ponto que me parece ser importante sublinhar e a qualidade estetica do filme, Scott consegue fazer as sequencias de guerra forte, esteticamente cuidadas, mas mais que tudo com realismo. Scott foi dos primeiros a conseguir tornar epicos estes momentos e com o passar do tempo continuou a detalhar estes momentos, e acaba por ser os pontos de maior impacto.

O que falha no filme é o argumento, podemos começar pela polemica da falta de rigor historico que um biopic caro como este nunca poderia ter. A escolha para definir uma personagem como esta ficar sempre no limbo, com medo de arriscar, e mais que tudo a ideia clara ficamos com mais perguntas do que respostas sobre Napoleao e Josefina, numa ambiguidade que permanece ao longo de todo o filme e que o mesmo teria de responder.

Fica a ideia de um filme monotono, esforçado para marcar o seu estilo esteticamente mas cujo argumento, fora todas as polemicas, nao ganha particularmente nada com isso. O filme nao consegue dar a personagem central, e mais que isso, o filme parece quebrar ligaçoes, numa abordagem monotona, bonita mas que todos os amantes do cinema esperariam bem mais em todos os aspetos.

A historia segue as aventuras de Napoleao, ate ser o lider maior de França a luta com o Reino Unido, as diferentes batalhas e a relaçao mantida com a imperatriz Josefina, na sua ascençao e queda.

O argumento do filme é o grande problema, desde inquerencias historicas, indefiniçao de papeis, mesmo a forma como caracteriza a personagem fica a ideia que muito fica por esclarecer ou trabalhar. Em termos de intriga fica sempre a ideia que o filme tem medo de arriscar as suposiçoes ou ligaçoes e isso torna o filme algo difuso.

Na realizaçao, Scott esta no fim de carreira, com uma idade já avançada ainda arrisca em projetos de proa, e não é pelo seu lado que o filme falha. As sequencias de batalha são bem realizadas, com estetica e vigor, mas a ligaçao do filme perde nos elementos mais basicos. Nao era exctavel que Scott tivesse no seu melhor momento de forma, mas devia se calhar adotar por filmes mais pequenos e com menos expetativa.

No cast a escolha de Phoenix como Napoleao entusiasmou todos, mas o resultado não foi o melhor. Fica sempre a ideia que o filme tem medo de definir a personagem e Phoenix nao esclarece isto para alem dos seus comuns elementos. E um papel para se lembrar mas que não o vai fazer e Kirby também não se define na sua Josefine.


o melhor - As sequencias de batalha.


O pior - As incongruencias e a falta de força natural do argumento


Avaliação - C



No comments: