Tuesday, January 23, 2024

Anatomy of a Fall

 Depois de ter obtido o mais alto galardão no ultimo festival de Cannes esta produçao francesa acaba agora por estar bem acesa na luta pelas nomeaçoes para os oscares principalmente depois de ter triunfado nos Globos de Ouro. Este escalpulizar ao limite uma investigação criminal passou com resultados criticos muitos eficazes e comercialmente, fruto de ter ganho a palma de ouro acabou por garantir resultados comerciais tambem ele muito interessantes.

Sobre o filme podemos dizer que poucos filmes policiais e de julgamento conseguiram ser tão promenorizados e realistas quanto este longo mas detalhado Anatomy of the Fall. O filme é subtil e ambiguo, é um filme que nos leva sempre para dilemas, e isso torna todos os aspetos do filme de uma vivacidade e um impacto muito interessante. Os promenores da musica, das duvidas, dos truques sao tao detalhados, que mesmo num policial de base fica a ideia que poucos conseguiram ir tão longo como este.

Outro dos pontos que o filme trabalha bem são os truques de camara, a forma como faz bem o balanço das sequencias de tribunal com a historia contada. Muitos poderão ficar algo defraudados com o final aberto que o filme acaba por assumir, mas qualquer escolha poderia reduzir o impacto e principalmente os dilemas que o filme quer colocar o seu espetador.

Por tudo isto este é sem duvida um dos grandes filmes do ano, fora do circuito, com risco, bem intrepretado  e bem idealizado mesmo sendo um filme com uma historia policial de base igual a muitas outras consegue se diferenciar pelo detalhe, pelo realismo e mais que tudo pelas diferentes dimensões que o filme quer dar das suas personagens.

A historia segue o aparecimento do cadaver de um alegado deprimido escritor, que conduz a suspeita entre a tese acidental, homicidio e suicidio que leva a um julgamento detalhado de forma a ser estudada o que realmente aconteceu.

A base do argumento está longe de ser a mais original que assistimos mas a sua concretização tem niveis de promenor qyue é pouco comum, com detalhes, duvidas que tornam num dos argumentos mais competentes que temos memoria dos ultimos anos, que demonstra bem a capacidade de escrita do cinema europeu,

A realizaçao ficou a cargo da jovem JUstine Triet uma jovem realizadora que impactou o cinema de autor este ano com esta obra que lhe abrira novas portas para uma carreira que podera ser mais localizada ou mais global, o seu projeto e muito interessante e com detalhes que diferenciam os melhores.

No cast o filme demonstra bem a intensidade dos atores europeus, a dupla Huller Machado Garner levam o filme para um impacto ainda maior, rentabilizando totalmente o argumento enigmatico. Provavelmente Huller tera neste filme o reconhecimento de uma carreira a filmes internacionais.


O melhor - O detalhe dos promenores de todos  o filme


O pior - França ter dado de barato um oscar oferecido


Avaliação - B+



No comments: