Num ano em que a nivel de cinema a Netflix tem estado algo adormecida eis que no final do verão inicio de Outono surgiu este thriler policial com um elenco de luxo que lentamente foi chamando a atenção principalmente para quem gosta de filmes policias de investigação. O filme em termos criticos acabou por não ser muito vistoso com reações medianas, contudo comercialmente tornou-se em termos de filmes, a referencia das ultimas semana da aplicação.
Reptile e um filme de investigação tipico, que começa com um homocidio, apresenta-nos o policia, o seu contexto e a sua forma de vida, para ir lançando aos poucos suspeitas até ao enredo final. O filme e minucioso nas questões dos vestigios o que faz agradar e dar ritmo a quem gosta do genero, mas no terceiro ato da revelação o filme torna-se num emaranhado total que nos dá o espetro geral mas fica a ideia que muito fica por responder, e num filme deste genero isso tira muito do impacto.
No detalhe o filme funciona, no ritmo pausado da investigação, sendo sempre denso e detalhado. Na forma como caracteriza a personagem central com uma boa construção de Del TOro, onde o filme parece funcionar pior acaba por ser na intriga demasiado complexa e em muitos momentos confusa do eu contra o mundo, a resolulão poderia ser mais facil, e mesmo mais previsivel pois fica a ideia que o filme ganheria com isso.
Por tudo isto Reptile e um razoavel policial tipo Thiller, que acaba por ser simples nos procedimentos mas confuso na resolução. E um filme que não tenta ser maior do que a sua historia, e isso acaba por não o deixar crescer na envolvencia. Sera um filme que fica na retina sem sem brilhante, e fica acima de tudo a ideia que já vimos melhor, embora este sirva para os gastos.
O filme fala de toda a investigação da morte de uma agente imobiliaria, e todos os meandros À volta da investigação e os avanços e recuos, numa resposta que é muito maior do que a simples equiação de quem matou quem e quais os motivos.
O argumento do filme é simples, na introduçao temos o tipico filme policial, na investigação o filme é pausado mas detalhado, na resolução parece ir para um plano exagerado que tira algum impacto e funcionalidade que o filme tem ate então. As personagens não sendo propriamente de primeira linha encaixam no que o filme quer delas.
Na realizaçao o projeto é dado por Grant Singer um realizador de videoclips que tem aqui a estreia no cinema, um pouco na onda do percurso de Fincher que se percebe ser a referência do projeto. O filme arrisca pouco esteticamente apostanto essencialmente na historia e nos interpretes com resultados medianos.
O cast e liderado por um Del Toro em bom nivel, pese embora algo desaparecido nos ultimos tempos, temos a sua intensidade a sua versatilidade numa boa personagem. Curioso o reencontro com Silverstone muito diferente do que vimos, com quem tem alguma quimica. No lado negativo Timberlake a demonstrar que em termos de cinema apenas funciona em comedias familiares e pouco mais.
O melhor - O detalhe das pistas que se seguem
O pior - A escola do final exagerado de intriga tira potencial ao filme
Avaliaçãoa- C+
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