Tuesday, October 03, 2023

A Million Miles Away

A aposta deste ano da maior parte dos estudios passou por biopics de situações insolitas ou pelo desenvolvimento ou importância de circunstâncias na cultura atual, ou historias de redenção de pessoas com feitos nada obvios, onde encaixa este filme bonito que conta a historia de alguém que vai desde o migrante de base mexicano a viagem espacial. Este filme lançado diretamente na Amazon Prime conquistou pela sua simplicidade a critica com avaliações positivas e chamou a atenção a alguns dos assinantes da aplicação.

Este e um biopic declaradamente de domingo a tarde com todos os cliches e mesmo em termos de aproveitamento emocional levado ao extremo. Isso faz com que o filme acabe por ser previsivel, ser quase novelesco, mas isso não tira a positividade e a beleza da relação familiar criada de entreajuda, com muitas abordagens a cultura mexicana de base, mas acima de tudo o filme consegue louvar o feito e a sua dimensão, e isso é um valor interinseco que o filme tem de glorificar.

Claro que não temos um filme potenciado do ponto de vista artistico, nem com grandes personagens ou mesmo trabalhadas em todas as vertentes emocionais. E um filme que da primazia ao feito, e embeleza-o para ter mais impacto de uma forma declarada. Aproxima o filme de toda a gente e quando assim acontece fica a ideia clara que o filme sabe o que quer e as suas limitações, mas não deixa de nos transmitir, ainda que de forma simples esperança.

Ou seja um telefilme igual a muitos que temos visto, com as limitações tipicas deste tipo de registo, mas acima de tudo um filme que tem um objetivo claro, sublinhar um feito nada expectavel sublinhando todas as dificuldades que levou a sua efetividade. Nao e um filme trabalhado com muito rigor, mas isso acaba por ser percetivem com os objetivos de base que o filme tem.

A historia fala -nos de um emigrante mexicano que ainda criança tem de conjugar o trabalho no campo com a escola, mas que acaba por se tornar engenheiro e alimentar o sonho de um dia trabalhar na nasa e ter uma aventura no espaço.

Os biopic são sempre um estilo de filme que passa acima de tudo por factos, onde em quase todos eles em seguida temos o embelezar natural, que aqui é claro. O filme não tenta detalhar muitas vertentes da vida do personagem, nem dar muitas dimensões, tenta criar a historia para abrilhantar o feito e isso consegue.

Na realizaçao Marquez Abella e uma realizadora mexicana que trabalha o filme como homenagem ao sonho americano de milhoes de migrantes, dando uma historia de sucesso que e realizada de forma simples e televisiva, sem grandes adereços. O filme ganha pelo contexto cultural, mas não e o tipo de filmes que potencia grandes carreiras.

No cast Pena, e um ator eficaz na ligaçao principalmente emocional com o espetador, embora seja algo repetitivo no estilo de personagens e aqui acabe por o ser mais uma vez. Os melhores momentos são a diade familiar onde Rosa Salazar parece mais versativl.


O melhor - O feito que o filme transmite.

O pior - Uma abordagem totalmente simplista


Avaliação - B-



No comments: