Thursday, October 26, 2023

Old Dads

 A Netflix lançou neste warm up para a epoca de premios uma comedia de costumos sobre parentalidade, com um humor muito concreto, nem sempre convencional, para tentar reunir uma tarde de familia. Old Dads, um projeto a solo de Bill Burr, acabou por estrear com pouca ou nenhuma expetativa muito por culpa da receção critica fria e de comercialmente sair numa altura em que os serviços de streaming estao apostados noutro tipo de experciencias.

Sobre o filme podemos dizer que tem um filme que está muito associado a figura que Burr foi criando ao longo do tempo, daquele lado mais agressivo, ligado a parentalidade. O filme nem sempre é particularmente correto, o que acaba por tornar o filme com momentos humoristicos interessantes. Fica a sensação que o tema da parentalidade pela sua complexidade poderia ter um valor moral mais acentuado na conclusao do filme, o que acaba por nunca ser um ponto que o filme quer ter.

Por tudo isto temos uma comedia de desgaste rápido que se acaba por nos proporcionar momentos de humor fisicio e ideologico, que acaba por não ser totalmente coeso ao longo de uma duração algo prolongada que torna em muitos momentos o filme repetitivo. Nao obstante disso o filme tem momentos engraçados e isso e um dos propositos de comedia de linha secundaria.

Resulta assim um filme de facil visualização, pouco ambicioso, numa comedia com um tema muito particular, que nem sempre funciona, mas que tem alguns momentos em que consegue ser engraçado, pensando tambem que existe momentos em que o filme deveria se levar mais a serio na mensagem que quer passar, e abandona ou nunca chega a assumir minimamente esse proposito.

A historia fala de um conjunto de amigos que foram pais ja numa altura tardia que acabam por perder o emprego e entram na crise da meia idade que vai influenciar todos os pontos da vida deles. O filme acaba por se centrar na reação de um deles e na forma como o mesmo tenta lidar, ainda que mal, com todos esses problemas que se vão acrescentando.

O argumento do filme tem um tema interessante e que parece que hollywood por vezes tem medo de trabalhar a fundo, mas que o filme tambem so o trata para dar um humor fisico e circunstancial. A historia e previsivel e em termos humoristicos o filme consegue alguns bons momentos, embora não seja quase nunca coeso neste particular.

Na realizaçao Burr tem aqui um filme pessoal em que toca todos os seus pontos no cinema, agremiando a realização, o argumento e a interpretaçao. Na realizaçao acaba por ser o plano de menor destaque com um estilo pouco arriscado de comedia de estudio, e pouco mais.

No cast Burr vai procurar que o filme va de encontro e tenha o seu estilo de comunicação como ator e comediante e isso deixa-o confortavel. Ao seu lado Cannavelle mostra algo perdido quando o filme lhe pede humor fisico e o restante e uma linha b de Hollywood que pouco ou nada acrescenta nas suas presenças.

O melhor - Burr tem em momentos alguma graça.

O pior - O filme fica muitas vezes refem do seu protagonista


Avaliação - C



No comments: