Saturday, October 28, 2023

Flora and Son

 Numa altura em que a greve dos atores acabou por bloquear aquilo que são os lançamentos de cinema eis que são as aplicações de streaming que tem lançado as suas fichas, tendo a Apple lançado o novo filme do sempre competente John Carney na sua ligação entre historias de vida e musica que ja nos deram algumas surpresas nos ultimos anos. Novamente o realizador conseguiu convencer, ainda que de uma forma menos entusiasta, a critica, sendo que comercialmente a falta de figuras de primeira linha podera ter dificultado a forma como o filme se assumiu junto do grande publico.

Eu confesso que sou um adepto da forma de Carney nos contar historias, pela ligação entre historias de vida, personagens que se aproximam do grande publico, uma mensagem positiva, mas acima de tudo a forma como isso e balançado com musica de primeira linha e momentos bonitos. Isso torna-o algo unico na sua forma simples de comunicar e podemos dizer que novamente conseguiu ter estes valores todos assumidos deste filme.

Alias um dos pontos que melhor funciona no filme, mesmo do ponto de vista comico e o lado social de uma familia destruturada citadina, mas tambem a diferença geracional da musica, que acaba por ser o ponto onde Carney se sente sempre mais a vontade, ou seja pautar os seus filmes pela musica e pelo seu significado, e novamente conseguiu um filme simples, bonito, e que facilmente agrada a maioria das pessoas que o viram.

Por tudo isto temos um filme proximo e emotivo, que transmite boas sensações mesmo com o ritmo de telenovela, com um humor original pautado nos momentos familiares e também na musica, que demonstra que mesmo em estilos simples e possivel fazer bons filmes, e este acaba por ser mais uma boa surpresa, ainda que em menor escala que este realizador nos da.

O filme fala de uma mãe a cargo com um filho adolescente, problemático que tenta ganhar um sentido da vida e uma aproximação ao filho pela musica ajudado por um americano professor de aulas online com quem se vai aproximando.

O argumento do filme na base e uma historia romantica familiar simplista, na sua construção e na sua conclusão. E nos detalhes, no argumento, no estilo comico que adota que o filme tem os momentos em que se liberta e que o leva para niveis positivos de concretização, no qual a musica e ator principal.

Na realizaçao e um filme tipico de Carney, simples, mas bonito, tentando potenciar ao maximo os sentimentos na sua origenaria Dublin, menos risco do que em alguns projetos anteriores, mas o seu carimbo de intensificar emocionalmente as cenas ao maximo, os seus filmes tem assinatura.

No cast temos uma excelente surpresa na construçao Hewson como protagonista, uma quase desconhecia apenas com algumas apariçoes em filmes de estudio ingleses que e uma surpresa muito relevante neste filme a todos os niveis. COnduz o filme sabe ser dramatica e comica, podendo ser uma das surpresas claras dos proximos globos de ouros, na categoria comedia. Bem auxiliada principalmente por um Reynor que soube sair dos papeis de menino bonito de hollywood.


O melhor - A simbiose da historia social e da musica

O pior - E pior que alguns filmes anteriores do realizador


Avaliação - B-



No comments: