Thursday, October 05, 2023

PAW Patrol: The Mighty Movie

 Paw Patrol é talvez o maior sucesso infantil do momento, e seria obvio que mais cedo ou mais tarde a Nickelodeon unida a um grande estudio de hollywood rentabilizassem esse produto ao maximo em termos de cinema. Eis que algum tempo depois do filme que marcou esta ligação surgiu a sua sequela, a qual fica pautada pela evolução dos poderes que também na serie ocorreu. Em termos criticos não e um produto apetecivel o qual fica pela expetavel mediania, comercialmente os resultados ficam muito longe do que os melhores produtos de animação conseguem, mas efetivamente estamos apenas perante um episodio maior da saga.

Sobre o filme podemos dizer que o facto da Patrulha Pata ser uma saga que tem um publico alvo muito pequeno não permite muitas artimanhas em termos de cinema, o que faz pensar que se calhar este formato náo e o mais adequado para o produto, embora o primeiro filme tenha introduzido uma nova personagem, proxima do publico que agora repete a presença. De resto o filme é muito obvio e simplista, com um humor muito rudimentar num filme exclusivamente do agrado dos mais pequenos..

Em termos produtivos o filme segue os pontos da serie com a introdução de alguns efeitos para lhe dar mais cor e mais dimensão, mas pouco mais, na historia temos efetivamente um episodio grande, uma vilã criada sem grande dimensão ou grande complexidade e uma narrativa simples, capaz de agradar a crianças desde idade muito nova, sendo um filme pautado para a introdução ao cinema, mas ao mesmo tempo um filme aborrecido do primeiro ao ultimo minuto para todos os outros.

Ou seja um filme chavão para os mais pequenos, que marca apenas a passagem da Paw Patrol para o cinema e pouco mais, ja que em termos de indivualidade ou mesmo em qualidade da historia o filme não existe. O filme tem meios visuais mas pouco mais numa abordagem simplista e apenas monetaria dos produtores.

O filme fala dos herois de sempre agora reforçados por Liberty que após o contacto com um meteorito com cristais poderosos ganham super puderes que os transforma em cães poderosos, mas estes poderes ao cairem nas mãos erradas coloca a cidade da aventura em perigo.

No que diz respeito ao argumento, toda a simplicidade esperada na historia e mesmo no significado da historia, rudimentar, pensada para os mais pequenos e pouco mais, fica a ideia que o filme quer ficar proximo dos mais pequenos mas afasta os mais crescidos.

Na realizaçao do projeto Carl Brunker repete o papel, com meios, o filme tem cor, não e artistico mas tarefeiro, quem gosta da Patrula Pata fica feliz com a cor e formato dos personagens, mas pouco mais, não é neste registo que se cria qualquer carreira.

No cast de vozes ao ter visualizado o filme numa versão adaptada dificulta esta analise, ou impossibilita mesmo.

O melhor - Ser um filme para todas as idades.


O pior - Demasiado simplista, um episodio mediano grande


Avaliação - C



No comments: