Wednesday, October 18, 2023

Expend4bles

 Gostando ou não do genero e indiscutivel que esta saga marcou o mundo do cinema de ação principalmente pela forma como foi juntando os herois de ação de quase todas as gerações que picaram o ponto neste reunião com todo o exagero e o pouco conteúdo que fez historia na carreira da maior parte deles. Aqui e com o naipe de figuras de ação quase esgotado surge este quarto filme sem muitas novas adições. Criticamente o filme faliu algo que parece não ter acontecido nos filmes anteriores pelas curiosidades das adições. Comercialmente os resultados tambem afundaram, sem a novidade da abordagem sobrou pouco e o filme sentiu isso.

Sobre o filme podemos dizer que temos mais do mesmo em termos daquilo que assistimos nos primeiros filmes o grupo de herois contratados para uma missão, muita ação, exagero, pouca palavra e um resultado que não faz ninguem ter saudade, porque acaba por ser um conjunto de atores de filmes de pouca qualidade a fazerem aquilo que melhor conseguiram fazer, ou seja filmes basicos mal intrepretados e pouco mais.

Em termos de curiosidades de cast fica também a ideia que o filme gastou todas as fichas nos projetos anteriores guardando quase nada para este novo filme. Garcia e Fox são as referências e se o primeiro encaixa no contexto a segunda da um toque feminino que sai do registo do filme, ficando a ideia que faltou ideias ou convites aceites, o que deixa o filme a ser o menos historico da saga e um claro e declarado momento de morte.

Ou seja um filme serie B, que tenta que o carisma dos seus protagonistas consigam salvar um filme de ação vazio. Fica a ideia que a unica coisa que o filme consegue manter e o poder de Statham como heroi de ação ja que o resto são figuras do passado longinquo que este filme demonstra bem isso.

A historia segue o grupo de mercenarios que tem de se juntar apos a morte de um dos lideres para tentar colocar em causa os objetivos de terrivel terrorista que pode ter um golpe de teatro por trás e que obriga os herois a fazer o que melhor sabem, lutar.

O argumento assimo como os anteriores e um completo deserto de ideias retirado de qualquer filme de ação serie B dos anos 90. A curiosidade de encaixar no estilo dos seus protagonistas acaba por morrer ai, ja que de resto o filme simplesmente não existe.

Na realizaçao Scott Waugh foi o escolhido depois de uma carreira com alguns filmes de estudio que defraudaram as expetativas de todos. Aqui demonstra que tem algum respeito pelos seus interpretes e as bases das suas carreiras, mas o filme individualmente náo existe e a culpa é também da pouca ambiçao do seu realizador.

O filme nada arrisca no cast, os personagens sao escolhidos de forma a encaixarem no estilo dos seus herois e pouco mais. A maior parte destes nunca foi referencia como ator nao o sendo tambem neste filme que acaba por ser uma retrospetiva de carreira.


O melhor - A curta duração do filme.

O pior - Parece que nem os cromos ja encaixam neste personagem


Avaliação - D



No comments: