Saturday, April 29, 2023

Peter Pan and Wendy

 Nos ultimos anos a Disney algo pobre em ideias novas tem tido como principal estrategia dar live actions dos seus filmes mais conhecidos em termos de animação ao longo do tempos, com muitas mensagens de integração que nem sempre tem sido bem aceite pelos tradicionalistas. Num verão onde todas as baterias comerciais estão apontadas para a Pequena Sereia, eis que surge a nova roupagem de Peter Pan diretamente para streaming. E se comercialmente e principalmente no grande publico a receção não tem sido a melhor, criticamente o filme conseguiu boas avaliações ao contrario do que tem sido habitual nestes projetos disney.

O filme tenta ser esteticamente proximo das imagens do filme de animação mas e apenas ai que temos o lado mais tradicional do filme, ja que no restante do argumento o filme acaba por ser bem diferente narrativamente principalmente da adaptação de animação da Disney. Isso faz com que talvez o filme tenha uma riqueza moral mais sustantiva, até alterada, mas não torna o filme mais interessante e mais dinamico para o grande publico.

E no lado de gradiosidade que o filme perde. Tirando as paisagens naturais da alegada terra do nunca, bem trabalhada, fica a ideia que o filme não sabe potenciar açáo, e muitas vezes nos detalhes e pouco trabalhado. Isso resulta acima de tudo num filme que arrisca muito no argumento, na inclusão, mesmo que as opções acabem por ser algo indiferentes para o percurso do filme, mas a niveis esteticos parace claramente um parente pobre da disney.

Assim ja percebemos que a DIsney ira transformar todos os seus produtos em live action, uns com mais risco, outros com maior fidelidade. Parece claro que o sucesso sera variado e este ficara no meio termo. Se calhar por essa noção o filme não foi ao cinema indo diretamente para o lado de streaming ainda com menos impacto da produtora.

O filme tras a historia conhecida de Wendy e os seus irmãos na terra do nunca no meio das batalhas entre rapazes perdidos, capitão gancho e Peter Pan, numa nova roupagem da historia bem conhecida.

Em termos de argumento o filme parte da mesma base, mas arrisca um pouco da ligaçao das personagens da terra do nunca, e fica a ideia que o resultado final é moralmente interessante mas a concretização da historia não é mais trabalhada e aquela que torna o filme mais eficaz comercialmente.

Na realizaçao temos um Lowery de regresso a historias juvenis que nos parece não ser o seu melhor terreno. Um realizador intimista de imagens mais do que palavras, com um conceito independente torna-se aqui algo despropositado.

No cast um conjunto de jovens a procura de algum protagonismo, que acabam por ter sem nenhum sublinhando especial, ficando a ideia mais do preenchimento de minorias do que na qualidade dos interpretes. Law e um Hook que tem mais despesas do filme, mas está longe do que já vimos outros fazer neste papel, principalmente Hoofman.

O melhor - A nivel de moratoria o filme acaba por ter aqui alterações interessantes

O pior- Demasiado morno para empolgar


Avaliação - C



No comments: