Saturday, April 08, 2023

Operation Fortune: Ruse de Guerre

Ao longo dos anos Guy Ritchie foi-se tornando de um original e independente realizador britanico, para um quase tarefeiro de Hollywood que ao longo do tempo e quase com a cadência de um por ano tem lançado diversos projetos, a maioria dos quais com muitos interpretes semelhantes, mas que foi perdendo algum do espirito que o tornou reconhecido. Em 2023 o seu projeto foi novamente este filme sobre crime organizado, igual a muitos outros. Criticamente cada vez tem sido mais dificil os filmes do realizador entusiasmar, e comercialmente Ritchie vai sobrevivendo no mercado europeu, porque o americano já parece ter perdido faz tempo.
Sobre o filme podemos dizer que temos o estilo de Ritchie puro, com uma intriga com muitas personagens, muita gente ligada ao crime e associações secretas, posiçoes que não são desde logo faceis de entender, e depois muitos apontamentos completamente irrelevantes para o filme mas que servem para tentar dar algum estilo, o que neste caso, quase nunca é conseguido.
Normalmente o ritmo e principalmente a capacidade dos filmes se ligarem ao espetadores são claros no realizador, mas aqui acabam por não ser. O filme parece sempre um daqueles filmes pouco interessantes que Statham em plena forma lançava aos 10 por ano, do que propriamente aquelas comedias mais dark de Ritchie, embora nos ultimos tempos Ritchie já não chegue esses patamares e ate de tarefeiro da Disney ja foi.
Ou seja um filme aborrecido, que tenta ter uma intriga inteligente que na maior parte das vezes apenas consegue ser confusa, personagens esteriotipadas, muitas tentativas de humor mas que na realidade quase não funcionam, e acima de tudo algumas mudanças que ocorrem quando tudo o espetador já se alheou completamente do filme, o quase se perde em apontamentos que não são suficientemente engraçados para suster o filme e que fazem a intriga quase desaparecer.
O filme fala de um criminoso contratado por uma agência para tentar reaver os planos de um milionário que pode colocar em causa a segurança publica, num jogo de intrigas, e com uma equipa nova para levar a cabo a operação de dificil execução.
O argumento e o principal problema do filme, confuso, com personagens extremamente circulares que não tem a graça que o filme pensa e exigia que tivessem. As mudanças acabam por não surpreender porque surgem num momento em que o filme já perdeu o ritmo e o norte.
A carreira de Ritchie nos ultimos anos, são uma desilusão completa, filmes repetidos, pouco interessantes, realizados com pouco estilo, e muito longe do estilo e conceito que fizeram dele uma das figuras originais de Hollywood. Esperamos que um dia tudo regresse embora comece a ser dificil.
NO cast alguns habitues do realizadores nas personagens típicas como Statham, sempre em personagens gémeas umas das outras, Grant, onde apenas o sotaque sobressai, e uma serie de retornados que acabam apenas por marcar presença.

O melhor - As curiosidades não sendo suficientes para salvar o filme vão sendo as coisas que sobressaem.

O pior - Uma confusão que não tem qualquer impacto no espetador

Avaliação - D+


No comments: