Sunday, April 16, 2023

Tetris

 A Apple nos ultimos anos tem sido de todas as aplicações de streaming aquela que tem apostado mais em qualidade do que quantidade dai que seja a unica que conseguiu vencer o oscar de melhor filme, e promete um ano ativo em 2023. O seu primeiro grande lançamento foi este Tetris, um filme quase de espionagem relacionado com a patente do jogo, que quase se tornou uma guerra mundial. Em termos criticos as coisas correram bem, ainda que de forma moderada como a maioria dos filmes da aplicaçao. Comercialmente fica a ideia que a Apple ainda não tem o impacto das suas concorrentes e dai que os seus projetos sejam claramente mais silenciosos.

Tetris e um dos bons primeiros filmes do ano, desde logo porque é original a abordagem, com muitos segmentos pixelizados, com muitas referências a banda sonora do jogo, ao mesmo tempo que nos dá uma intriga com diversas personagens e as suas formulas para ganharem os direitos de um jogo que se tornou no maior fenomeno da história. Nisso o filme é engraçado, intenso e acaba por conseguir nos colocar colados a cadeira durante a sua duração.

Claro que é um filme com muitos elementos proprios das adaptações reais com toques ficcionais, alias esse e o ponto que tem levantado mais criticas ao filme, concretamente se o mesmo tem muito realismo ao pouco, não deixa de ser interessante, um filme maduro nos segmentos de ação e com muitos apontamentos carismaticos de quem cresceu com o jogo.

Por tudo isto e não sendo uma obra prima, Tetris e um filme competente sobre a forma como o jogo foi expandido, criado. O filme sabe ter uma intriga politica propria, e ter toda a homenagem a forma como o jogo foi criado e mais que isso como foi potenciado com os seus interpretes. Um bom filme para todos especialmente para quem cresceu com o Jogo.

A historia fala da luta por parte de um comercial de videojogos de conseguir a todo custo a patente portatil de Tetris, mesmo sabendo que isso implica contacto com uma dinamica russa em pleno comunismo em degradação.

Em termos de argumento o filme é competente em todas as vertentes, desde logo no simbolismo e mesmo referêcias ao jogos e a sua construção e a forma como cria  uma rede de intrigas simples, com algum humor de uma historia onde o jogo e apenas pano de fundo.

A realização foi entregue a Jon S Baird um realizador britanico com algum sucesso principalmente nos espirito independente britanico, que ainda não conseguiu dar o salto para o cinema global como referencia. O filme tem uma realização original, proxima dos apontamentos que quer ter e acaba por ser um dos elementos que valoriza a obra final.

Quanto ao cast a escolha de Egerton não é a mais feliz, fico com a ideia que o jovem ator britanico necessita de repensar os seus elementos interpretativos já que depois de Kingsman e a sua construção de Elton John teve dificuldade em sair daquele registo. Bem melhor alguns secundários principalmente o jovem ANthony Boyle com o melhor papel do filme.


O melhor - A forma como mistura o jogo com uma intriga de primeira linha.

O pior - EU pessoalmente não gostei da construção de Egerton


Avaliação . B



No comments: