Sunday, April 23, 2023

Ghosted

 2023 promete ser o ano em que a Apple + arranca para objetivos mais ambiciosos, depois de alguns sucessos criticos temos tido um maior volume de filmes não só apostado no lado mais critico mas tambem numa vertente comercial de expansão. Para esta altura do ano este filme de ação com dois atores de primeira linha comercial foi a aposta, embora criticamente tenha-se tornado num floop total, longe do que a Apple nos tinha habituado, o filme tem tudo para ser uma ancora comercial.

Sobre o filme temos um produto que unica e exclusivamente pensa no entertenimento simples, misturando romantismo, ação e acima de tudo alguma comedia, onde o filme funciona em vertentes bem diferentes em cada um destes pontos. Desde logo em termos romanticos, a dupla Armas Evans não é perfeita, e o filme sente muito essa falta de quimica na maior parte dos momentos, talvez porque o filme esteriotipe cada uma das personagens em exagero.

Do lado da ação o filme ate tem o complemento que normalmente funciona, que é diversos locais conhecidos com ligações culturais, mas a intensidade e o exagero de alguns apontamentos tornam os momentos mais humoristicos do que espetaculares, mesmo numa produção de primeira linha. Do ponto de vista comico o filme tem momentos sem muito sentido que funcionam, mas parece sempre mais esforçado do que eficaz neste ponto.

Por tudo isto podemos dizer que Ghosted e um filme basico, com muitos atalhos narrativos com pouca coerencia que nos faz passar as duas horas com alguma leveza, sem grande ambiçoes, se calhar pelos elementos envolvidos todos esperariam mais mas este tipo de produçoes pastilha elastica fazem parte do dia a dia.

O filme fala de um romantico que apos uma noite com uma mulher que julga dos seus sonhos, não obtem qualquer resposta, o que o leva a procurar a mesma pelo mundo e perceber que ela e uma agente secreta numa missão bastante perigosa.

E no argumento que o filme tem as suas maiores dificuldades, a intriga em termos de açao e limitadissima, a base romantica mais curiosa do que funcional, e no humor muitas tentativas para um aproveitamento mediano. Nota-se muita preguiça em algumas escolhas.

Fletcher não sendo um realizador de primeira linha foi tendo algum sucesso na sua abordagem descontraida de algumas historias. Aqui parece sentir-se desconfortavel com o excesso de meios, demonstrando dificuldade em ter arte nas sequencias de ação. Um realizador de segunha linha que parece mais confortavem em filmes menores.

No cast Evans tem-se tornado nos ultimos tempos mais comico do que de ação copiando a formula de Reynolds, com muito menos resultado, e neste filme denota-se isso. Tambem Armas me parece muito mais funcional no drama do que na açao de estudio, ambos também não funcionam na perfeiçao. Vale pelos curtos mais interessantes cameos.


O melhor - Alguns elementos humorisiticos de personagem com pouco tempo de ecra

O pior - As sequencias de ação numa narrativa basica ao maximo

Avaliação - C



No comments: