Friday, April 07, 2023

Super Mario Bros: The Movie

 Anunciado em meados do ano passado, desde o primeiro trailer que se percebeu que este seria um sucesso para muitos, em face do fenomeno comercial reavivado da personagem do canalizador mais famoso do mundo, o qual parece ser eterno. Eis que o filme surgiu e criticamente as coisas não correram particularmente bem, algo que é comum no universo Iliunination. Comercial as primeiras indicações são impressionantes e tudo indica que será o primeiro grande sucesso planetário do ano.

Sobre o filme podemos analisar desde logo do ponto de vista tecnico, temos o nivel mais elevado ou não estivessemos a falar de uma das produtoras que mais dinheiro tem ganho nos ultimos momentos. O filme toca em muito dos pontos exigidos, o paralelismo com as vivencias do jogo sáo claras e somos transportados essencialmente para os momentos de jogos sendo tudo muito familiar, e nisso o filme consegue ser curioso.

Onde me parece que o filme falha e claramente na historia que cria para este filme, desde logo porque a mesma é limitada ao maximo, quase um contexto para fazer funcionar os paralelismos, sem grande conteúdo moral, sem surpreender, sem grandes dialogos, é um filme pensando para ganhar dinheiro e não para ser uma obra de referência o que nunca consegue ser.

Ou seja um filme básico, obvio para alimentar quem gosta dos jogos, mas que não trás de particularmente novo a figura ou as personagens do jogo. Em termos de argumento o filme arrisca zero, tornando-o demasiado preguicoso e pouco ambicioso. E comum a Ilumination seguir este trajeto que está longe de me parecer o que mais valor tras a animaçao.

A historia segue os irmãos canalizadores que acabam por embarcar para o mundo dos cogumelos, onde tentam salvar aquele mundo simpatico e conduzido pela princesa peach das garras de um temivel vilão.

No que diz respeito ao argumento, o mesmo é pouco ou quase nada trabalhado, alias acaba por ser um jogo de computador gigante dos herois contra a adversidade com pouco dialogo, poucas personagens e mesmo pouco humor, aproveitou um nome e uma franquia poderosa.

Na realizaçao do projeto temos a equipa que dirigiu o filme de Teen Titans, o que não e propriamente uma equipa muito prodiga em termos de animaçao de autor, e o filme nunca tenta o ser, acabando por ser sempre uma tarefa e uma encomenda de grande estudio.

O filme tem um bom naipe de atores a dar as vozes, acaba por ser Rogen, e Black quem tem os melhores momentos e e claro que o filme procurou atores proximos das caracteristicas que queria de cada personagem.-


O melhor - As lembranças e paralelismos aos diversos jogos

O pior - MUito pouco trabalhado


Avaliação - C+



No comments: