Thursday, April 13, 2023

65

 Numa altura em que Hollywood começa a lançar projetos mais mediaticos do ponto de vista comercial, os produtores do sucesso The Quiet Place, lançaram este thriller com dinossauros, com Adam Driver, que lançou grande expetativa mas o resultado, principalmente critico ficou muito aquém com avaliações muito distantes do esperado. Comercialmente os resultados também não foram explosivos, principalmente tendo em conta o investimento volutado que o filme custou.

Sobre o filme podemos dizer que o filme tem uma base ambiciosa, numa prespetiva de futuro passado, que pode ser uma ideia original, mas é pouco elaborada enquanto filme. Era claro que o filme teria alguma dificuldade ao ter apenas uma personagem falante, iria sempre dificultar a interação e acima de tudo o ritmo do filme, mesmo levando a diversas cenas de ação impactantes, bem realizadas mas que não conseguem contornar o vazio narrativo para alem da ideia circular.

O maior problema do filme é que o seu recheio é claramente serie B, e os elementos que o filme tem exigiam por si só mais impacto, visual, narrativo e mesmo de originalidade na abordagem, fica a ideia que para além do elemento surpresa o filme nada tem sendo novanta minutos de duas personagens contra a adversidade, aspeto que já vimos bem melhor trabalhado noutro registo.

Por tudo isto temos um filme que tem poucos elementos que o relevem. Claro que podemos sair com a ideia do "ahh" agora percebo mas o caminho até lá está longe de ser de primeira linha de cinema, a personagem central parece nunca querer crescer, sendo sempre apresentada como o típico herói de ação e pouco mais. Ao seu lado temos uma jovem que não comunica, que da alguns momentos ternurentos típicos das ligações criança adulto, mas pouco mais.

O filme fala de um motorista de um planeta que acaba por ter um acidente que o leva a desaguar na terra apenas com uma jovem sobrevivente com a qual não consegue comunicar, percebendo ai que a terra é habitada por dinossauros com sede de carne e uma condição atomesferica bastante adversa.

A ideia de base do filme é curiosa num estilo Sci Fi e mistura de generos, o problema e que o filme cria a si muitas dificuldades para ter ritmo e ser diferenciado como so ter uma personagem a falar e ser muito centrado nas sequencias de ação que não são tão espetaculares como o esperado.

Na realização do filme temos a dupla de argumentistas de The Quiet Place desta vez no seu maior projeto como realizadores. Fica a ideia que o filme tem investimento mas falta uma abordagem de assinatura de autor, e isso talvez seja justificado por algum menos impacto da dupla como realizadora. 

No que diz respeito ao cast Driver tem o filme para se demonstrar um heroi de ação que consegue ser, mas claramente redundante tendo em conta os atributos interpretativos que o mesmo apresenta e que merece claramente outro tipo de papeis.


O melhor - A ideia circular de base


O pior - O recheio do filme é claramente pobre


Avaliação - C-




No comments: