Monday, April 03, 2023

Avatar: The Way of Water

 Treze anos depois de Cameron ter surpreendido o mundo com o seu espetaculo 3D que bateu o record quase impossivel de bater de Titanic, obra anterior de Cameron, eis que ele devolveu o entusiasmo dos espetadores ao cinema neste novo Avatar. Criticamente e muito impulsionado pela riqueza tecnica que voltou a surpreender Cameron conseguiu conquistar todos os records de bilheteira e tornar a fazer historia de um realizador que so sabe ganhar milhões.

Eu confesso que gostei do primeiro Avatar pela experiencia estetica do que propriamente pelo filme, que era apenas razoavel, numa historia de amor impossivel, simples, mas que a estetica e a inovação do 3d nos levava a estar mais atento aos promenores tecnicos do que a historia. Desta vez a inovação não é tão impressionante apesar de ela existir e a duração do filme é um absurdo para o sumo final, o que torna o filme quase impossivel de ver noutro formato.

A historia do filme é do mais redutora que é possivel imaginar, fica a ideia que todos o desenvolvimento tecnico foi pago com um argumento quase mal trabalhado, com poucos dialogos, cenas interminaveis e acima de tudo personagens cujo o sitio não se consegue perceber ao certo qual é. Isso torna a historia desinteressante que nos faz estar a olhar constantemente para o resto, e ai o filme acaba por ser uma experiencia quase cientifica mas pouco de cinema.

A questão é que em termos de historia tudo parece ter esgotado no primeiro filme, quando foram anunciados mais cinco. A inovação tecnica permitira alimentar a saga ao longo do tempo? E uma duvida que necessita de ser retirada porque em termos de sumo cada vez mais Avatar e um avanço tecnologico e menos um filme

A historia e parecida a do primeiro filme, Jake agora com a sua familia, acaba por ter de ir procurar abrigo numa outra parte de forma a sobreviver as investidas do seu arqui inimigo Quaritch. Aqui encontra um povo aquatico, mas que levara ao conflito num estilo bem diferente.

E no argumento que o filme basicamente não existe. Para um filme de tres horas ter tão pouco sumo é quase injustificavel, mas acontece. As novas personagens quase não existem e os fundamentos das outras e a mesma e pouco mais.

A realizaçao de Cameron e impressionante a todos os niveis, mais uma vez somos levados para o novo capitulo tecnologico como apenas Cameron sabe fazer. Isso salva o filme mas torna-o limitado ao cinema, ja que no restante é muito basico.

No cast as personagens não se desenvolvem, os avatares não permitem grande expressao e acaba por ser pouco ou nada interessante para os seus interpretas, ja que se torna indiferentes ser Winslet ou outra atriz qualquer.


O melhor - O nivel tecnico impressionante do filme.


O pior - O argumento


Avaliação - C+






No comments: