Sunday, January 08, 2023

The Almond and Seahorse

 Eu confesso que quando vi o trailer deste filme fiquei surpreso por ver Rebel Wilson, uma comediante de segundo plano ter um filme dramatico com Gainsbourg uma atriz dedicada ao cinema independente britanico. Rapidamente se percebe que o filme vai para o terreno da segunda numa tentativa de Wilson, agora mais magra tirar a capa de atriz de comedia e arriscar na carreira. Pese embora o esforço, o resultado ficou aquem, criticamente o filme falhou e onde nem o lançamento em cima da temporada de premios deu qualquer mediatismo e comercialmente o resultado foi péssimo.

Sobre o filme claro quem drama intenso sobre as dores de quem está à beira de um doente cerebral com problemas de memoria e sempre um filme intenso, que nos dá emoçoes fortes, mesmo que o filme tenha uma hora e meia e passe uma hora a detalhar o que de facto ocorre em cada uma das duas historias que vai contar e depois apresse o ponto de contacto na relação de escape entre as prestadoras. Isso faz com que o filme seja descritivamente aborrecido e que se torne mesmo previsivel, perdendo muito do impacto emocional que queria ter.

Alias fica a sensação que o filme tem um bom tema em mãos, mas quer ser tão detalhado para potenciar o o sofrimento das personagens que se esquece de criar realmente uma intriga para alem disso, e quando se recorda de o fazer já perdeu totalmente o ritmo do primeiro ao ultimo minuto mas acima de tudo já não tem tempo para a potenciar e tudo se torna algo chato ou mesmo repetitivo, num filme em fast foward nos minutos finais.

Por isso e que mesmo para dramas independentes e fundamental encontrar o tom que o filme quer para se fazer sentir. O filme não consegue e mais que tudo o filme torna-se previsivel depois da nebelina. Em algo tão concreto mesmo na hora inicial o filme torna-se algo difuso, repetitivo, e isso desliga o espetador, num filme sonolento e acima de tudo que da muito pouco ao espetador.

O filme fala de duas mulheres com relações distintas que vem o mundo quebrado pelas doenças cerebrais dos seus companheiros que não as deixam viver, mesmo com a ajuda medica de suporte que se preocupa pelo bem estar dos pacientes e tudo a volta.

O argumento tem uma boa premissa e honesta de ir ao sofrimento do prestador de cuidados para alem do doente, mas fica-se tão preso em descrever a dificuldade que se esquece da intriga e quando a tenta captar já não consegue.

Na realizaçao uma dupla oriunda de outras tarefas no cinema que quer dar um filme intimista, mas torna-se demasiado convencional. O filme nunca e propriamente muito ambicioso do ponto de vista estetico e isso fica patente no filme. Denota-se porque ambos fizeram carreira noutros circuitos

No cast Wilson depois de emagrecer tem tentado novos desafios, e aqui deve-se louvar o risco de sair por completo da sua zona de conforto. Contudo não nos parece ter competencias dramaticas para uma primeira ou segunda linha no genero, denota-se Gainsboug está muito mais acomodado. Sublinhar a preserverança de Jones em ir a diversos papeis no filme, onde nos parece ser mais competente e como ator.


O melhor - O tema e intenso

O pior - O filme perder dois terços a introduzir a vivencia


Avaliação - C-



No comments: