Friday, January 06, 2023

Emancipation

 A grande aposta da Apple + para esta temporada de premios era algo arriscada, desde logo tentar muito cedo a redenção de um Will Smith depois da polemica da sua ultima conquista e tudo que o seu comportamento acabou por suscitar. Outro ponto é que Fuqua foi sempre um realizador de ação mais do que um realizador de obras primas, longe da critica. Isso levou a que o risco não corresse bem, desde logo porque criticamente o filme falhou com avaliações medianas. No que diz respeito ao valor comercial, mesmo já com um óscar na bagagem ainda não é uma plataforma de nivel total, e isso faz com que ainda não tenha um alcance comercial elevado.

Emancipation era uma aposta de risco e podemos dizer que visualmente o filme cumpre, numa otima execução de cor, de balanço entre o preto e branco numa fotografia de eleição que juntamente com a exigencia fisica e dos limites da sobrevivencia num filme cru são os elementos sedutores do filme que funcionam do primeiro ao ultimo minuto, num filme que no plano visual cumpre por inteiro.

O grande problema do filme é ao nivel narrativo e o vazio das mais de duas horas de duração de uma corrida do gato e do rato com muitos obstaculos, muito sangue, muita violência mas pouco ou nenhum conteudo. Passamos o tempo sem perceber o que realmente e a personagem central para alem da suas vivencias, do lado do vilão igual, e por fim uma guerra apressada sem grande sentido.

Por tudo isto Emancipation e um objeto cru, visualmente bem realizado com imagens fortes mas um argumento pouco complexo, simplista e vazio que não permite que o filme consiga elevar a sua formula narrativa para grandes patamares, e isso leva a que seja um filme menor com pouco impacto junto do espetador, ainda para mais pensado para uma plataforma de streaming.

O filme segue um escravo na luta pela sobrevivencia a qualquer custo e pela liberdade em fuga pelo mato com a perseguição de um caçador de escravos letal.

E no argumento que o filme falha em toda a linha pelo seu vazio, por apostar essencialmente que o filme vendia-se pela estetica e pelo que exige fisicamente dos seus espetadores, mas isso nos dias de hoje e curto principalmente tendo em conta que já muitos filmes conseguem associar ambos os aspetos.

Fuqua e um realizador de filmes de ação que tem aqui o seu projeto maior depois de Training Day. Visualmente o filme é conseguido, e demonstra que ele sabe e que arrisca cada vez mais nos seus filmes, não conseguiu e imperar o seu estilo em historias minimanente competentes.

*Por fim no cast Smith tem um papel interessante, intenso e fisico num ator que caiu na desgraça depois da gloria, mas que aqui demonstra o bom momento de forma que supera as polemicas. Ao seu lado um Foster sempre muito intenso e com todas as virtudes que fez dele um dos mais competentes atores da geraçao.


O melhor - O lado visual

O pior - O lado narrativo


Avaliação - C



 

No comments: