Sunday, November 13, 2022

The Good Nurse

 Nos ultimos anos a Netflix tem sempre montado planos intensos tendo em vista a epoca de premios e a almejada vitoria no Oscar de melhor filme que ao longo do tempo lhe tem fugido. Outra vez temos um plano com diversos filmes lançado em diversos momentos com o objetivo de chegar aos premios. Uma das apostas mais forte foi esta adaptação ao cinema de uma historia mediatica real e que inclusivamente já tinha motivado um documentário da Netflix. A resposta critica foi positiva mas sem o entusiasmo necessário para um arranque em força para a temporada de premios. Em termos comerciais uma aposta com este cast será sempre rentável numa plataforma como a Netflix.

Sobre o filme podemos dizer que o filme tem logo um problema que lhe retira algum do impacto que o filme poderia ter, que é o facto de ser uma historia conhecida, o que leva a que suspense do porque que as coisas estão acontecer nunca surja, e que de imediato vejamos os pontos problemáticos na personagem de Charlie do que as virtudes. Este e um problema que o filme não consegue controlar, embora penso que não deveria esconder tanto tempo aquilo que esta subjacente aos acontecimentos. 

De resto temos um filme que tem a mais valia de não tentar limitar a personagem ao seu lado horrivel, acabando por o dar no lado emocional e amigável que se torna chave para tudo que se soube. Outro dos pontos em que o filme é hábil, é em não central exclusivamente tudo o que acontece, e terá sido mesmo muita coisa na otica do criminoso, mas também na otica de quem o tinha de vigiar, e acima de tudo alertar as autoridades para o que estava a acontecer. NUma critica que o filme faz bem ao lado na saude como negocio.

Sobre um filme de lume brando que no final explode, com a escolha de um cast forte, personagens que vão crescendo com uma narrativa e acontecimentos graves e impensáveis. O filme nao quer ser apenas um policial sobre um Seriall Killer mas ir a fundo na investigação, nas causas que permitiu que tanto acontecesse e mais que tudo na forma como alguém se foi ligando a uma personagem tão temível, essa gestão do filme funciona, mesmo que o filme nunca consiga arrancar para ser uma obra de referência.

O filme dá-nos o ponto de vista de um enfermeira da noite, com dificuldades economicas, a quem contratam uma ajuda, um enfermeiro com quem cria imediatamente empatia, o qual a auxilia nos seus problemas mas que esconde um segredo que aos poucos começa a ocorrer diversas mortes no hospital onde trabalha.

A historia que o filme quer contar, é impactante, politicamente imponente, e que o filme é habil em não querer tornar num policial de segunda linha. E dos maiores apontamentos do filme o seu argumento e a forma como não cai no lado facil do demonio do homicida, procurando outras respostas que a maioria dos filmes coloca de lado.

Na realizaçáo Lindhom tem aqui a estreia num projeto norte americano com uma realização silenciosa, escura, sem grandes malabarismos. Isso poderá fazer com que o filme não seja imponente, nem que o seu trabalho tenha um sublinhando especial. Mas acaba por ser a melhor escolha já que a historia e os atores eram de primeira linha.

No cast sera facil avaliar bem a prestação de Eddie Redmayne, algo que não consigo fazer. Os tiques que me irritam no ator, e que estão presentes nas mais variadas personagens, voltam a estar. E sem duvida uma interpretaçao vistosa, mas cai na parte final num overacting tipico do ator, que me fazem pessoalmente não ser um aperciador do estilo, embora esteja em clara minoria. Penso que acaba por ser Chastain sobria e com a sua competencia habitual que pauta o filme, demonstrando sem grande explosao o bom momento pelo que passa e que lhe valeu um oscar o ano passado.


O melhor - O filme nao cair no lado facil de se centrar no homicida.

O pior - O lume brando e muito claro durante a maior parte do filme.


Avaliação - B-



No comments: