Tuesday, November 22, 2022

Rosaline

 Esta pequena comedia da Hulu, que tenta dar uma nova versão do clássico de Shakespeare Romeu e Juliete sob o ponto de vista de Rosaline, a prima de Julieta e alegado primeiro amor do herói romântico e um filme que tenta ser uma sátira sem grandes objetivos do que todos conhecimentos. O lado mais arrojado do filme foi valorizado pela critica que avaliou positivamente o conceito. Do ponto de vista comercial a aplicação Disney + acabou por dar mais visibilidade que o filme acabou por inicialmente ter.

Sobre o filme temos um registo suave pouco ambicioso, num filme de epoca de poucos recursos que tenta ser mais engraçado do que realmente é. Todos podemos considerar que a abordagem e original, algo que ja outros projetos fizeram que é dar uma roupagem diferente do que todos conhecemos. Nem sempre o filme e feliz na abordagem humoristica mas fica ainda mais a perceção que nem sempre os interpretes se sentem confortavel no formato.

Por tudo isto parece-nos claro que Rosaline e mais irreverente do que a propria qualidade que acaba por ter. O filme nunca se leva a serio, e isso embora possa lhe dar aquele aspeto cool o torna algo vazio nas personagens ou mesmo no seu desenvolvimento. Fica muitas vezes a sensação que o filme quer ser ainda mais disparatado sem argumentos, o que acaba por resultar em algo particularmente estranho, mesmo num espaço onde a irreverencia de abordagens e cada vez maior.

Assim  Rosaline vale mais pela curiosidade do conceito do que pelo filme em si. Uma produçao pequena o que influencia sempre negativamente qualquer projeto de epoca, com um humor forçado que na maior parte das vezes funciona mal, mas acima de tudo um estilo que pode estar na moda mas que nao tem aqui a sua obra mais capaz.

A historia segue Rosaline, depois de ser trocado por Romeu, pela sua prima Julieta a mesma tenta influenciar o amor eterno que nos conhecemos com a ajuda de um pretendente de nome Dario e que pode alterar tudo o que sabemos da mais conhecida historia de amor de todos os tempos.

No argumento o filme não é feliz, para alem da ideia original de dar o protagonismo a uma personagem apenas referida no livro, a concretização é algo obvia, sendo que o filme quer ser deliberadamente comico, sem o conseguir na maior parte das vezes.

Na realizaçao do projeto Karen Maine é uma irreverente e jovem realizadora americana que teve algum conceito critico independente no seu filme anterior. Aqui sofre o facto de ter nas mãos um filme de epoca com poucos meios e o filme sofrer claramente desse problema, nunca esboçando qualquer tentativa de ser mais arrojado.

No cast Dever vai ganhando dimensão em Hollywood principalmente depois do sucesso na televisão. nao me parece sentir-se minimamente confortável no papel de heroina romantica de epoca. Ao seu lado Merced e teale vao tentando ganhar minutos no cinema mas não é com este tipo de abordagens que ganharão dimensãoo.


O melhor - A ideia de transformar o conceito que todos conhecemos

O pior - A concretização do projeto e uma desilusao


Avaliação - C-



No comments: