Num ano em que ate ao momento atual não tem sido prodigo em filmes de animação bem recebidos eis que surge uma aposta mais de critica e menos de grande publico, no estilo proprio dos produtores de Wolfwakder e Secret of Kellis eis que surge o novo filme apoiado pela NEtflix com o mesmo tipo de abordagem e animação. Embora menos unanime do que os anteriores projetos, tambem este foi bem recebido pela critica, mesmo que o seu estilo de humor demasiado tradicionalista não possa imperar junto do grande publico em geral.
Sobre o filme podemos começar por dizer que ao contrarios dos filmes anteriores acima indicados o inicio e de um filme mais terra a terra, sobre uma historia familiar comum, apenas mais tarde entrando o lado mitologico tao presente. SUrpreendentemente acaba por ser na fase inicial que o filme tem maior impacto emocional junto ao espetador. Na parte dos animais e da coneção o filme e mais do mesmo, perdendo elementos diferenciadores e tornando-se mais comum, num abordagem algo previsivel.
Do lado moralista o filme tem bons fundamentos inerentes a sua historia e isso acaba por passar bem para o espetador, principalmente porque na fase central o filme acaba por ser algo simplista, estando sempre centrada na relação central, ficando no entanto a ideia que o filme tem dificuldade na originalidade da historia, acabando por ser esteticamente e por ser um quase tradicionalista 2D que chama mais a atenção.
Ou seja num estilo diferenciado fica a ideia que este estilo de produção ja ganhou um espaço proprio principalmente junto da critica. Nao e um estilo que permita o melhor contacto com, o publico, pese embora a assinatura original que acaba por ter. De todos os filmes este e o mais simplista, isso pode favorecer quem nao gostou tanto das historias demasiado mitologicas, mas o impacto e menor porque comparando com outras produçoes o impacto e menor.
A historia segue um jovem que depois das dificuldades financeiras da mae lhe terem feito perder os sonhos embarca numa viagem de forma a ajudar um dragão a cumprir o seu designio e salvar uma ilha selvagem de ir parar ao fundo do mar.
Em termos narrativos o filme tem dois pontos diferentes. No lado mais normal da vida do dia a dia o filme funciona pelos problemas que nos trás. Quando entra na ilha e no lado mais mitologico o filme segue o caminho mais facil e acaba por ser mais previsivel e longe de alguma diferenciaçao que os criadores deste filme ja trouxeram.
Na realizaçao Twomey regressa a realização como fez em Wolfwalkers numa abordagem com assinatura que funciona, principalmente pela roupagem distinta que da aos seus projetos. FIca a ideia que do ponto de vista narrativo o filme nem sempre faz o uso perfeito da sua estetica.
Em termos de vozes visionei a versão portuguesa razão pela qual e dificil perceber o impacto concreto que as escohas originais acabam por ter.
O melhor - Os primeiros dez minutos.
O pior - Na essencia e o tipico filme de animação com animais
Avaliação - C+
No comments:
Post a Comment