Saturday, November 12, 2022

My Father's Dragon

 Num ano em que ate ao momento atual não tem sido prodigo em filmes de animação bem recebidos eis que surge uma aposta mais de critica e menos de grande publico, no estilo proprio dos produtores de Wolfwakder e Secret of Kellis eis que surge o novo filme apoiado pela NEtflix com o mesmo tipo de abordagem e animação. Embora menos unanime do que os anteriores projetos, tambem este foi bem recebido pela critica, mesmo que o seu estilo de humor demasiado tradicionalista não possa imperar junto do grande publico em geral.

Sobre o filme podemos começar por dizer que ao contrarios dos filmes anteriores acima indicados o inicio e de um filme mais terra a terra, sobre uma historia familiar comum, apenas mais tarde entrando o lado mitologico tao presente. SUrpreendentemente acaba por ser na fase inicial que o filme tem maior impacto emocional junto ao espetador. Na parte dos animais e da coneção o filme e mais do mesmo, perdendo elementos diferenciadores e tornando-se mais comum, num abordagem algo previsivel.

Do lado moralista o filme tem bons fundamentos inerentes a sua historia e isso acaba por passar bem para o espetador, principalmente porque na fase central o filme acaba por ser algo simplista, estando sempre centrada na relação central, ficando no entanto a ideia que o filme tem dificuldade na originalidade da historia, acabando por ser esteticamente e por ser um quase tradicionalista 2D que chama mais a atenção.

Ou seja num estilo diferenciado fica a ideia que este estilo de produção ja ganhou um espaço proprio principalmente junto da critica. Nao e um estilo que permita o melhor contacto com, o publico, pese embora a assinatura original que acaba por ter. De todos os filmes este e o mais simplista, isso pode favorecer quem nao gostou tanto das historias demasiado mitologicas, mas o impacto e menor porque comparando com outras produçoes o impacto e menor.

A historia segue um jovem que depois das dificuldades financeiras da mae lhe terem feito perder os sonhos embarca numa viagem de forma a ajudar um dragão a cumprir o seu designio e salvar uma ilha selvagem de ir parar ao fundo do mar.

Em termos narrativos o filme tem dois pontos diferentes. No lado mais normal da vida do dia a dia o filme funciona pelos problemas que nos trás. Quando entra na ilha e no lado mais mitologico o filme segue o caminho mais facil e acaba por ser mais previsivel e longe de alguma diferenciaçao que os criadores deste filme ja trouxeram.

Na realizaçao Twomey regressa a realização como fez em Wolfwalkers numa abordagem com assinatura que funciona, principalmente pela roupagem distinta que da aos seus projetos. FIca a ideia que do ponto de vista narrativo o filme nem sempre faz o uso perfeito da sua estetica.

Em termos de vozes visionei a versão portuguesa razão pela qual e dificil perceber o impacto concreto que as escohas originais acabam por ter.


O melhor - Os primeiros dez minutos.


O pior - Na essencia e o tipico filme de animação com animais


Avaliação - C+



No comments: