Saturday, November 05, 2022

Bandit

 Muitas vezes existem historias que merecem ser contadas que não conseguem atingir o nivel mais elevado de produçoes norte americanas e acabam por ser remetidas numa especie de serie b com atores fora de forma. Foi isso que aconteceu com este Bandit. Mesmo que criticamente o filme não tenha sido o desastre que tem marcado a maioria dos filmes de Duhmel, a mediania nao conseguiu criar o impulso necessario embora tenha sido um filme com alguma divulgação fora dos USA. Comercialmente nem a presença de Gibson criou qualquer impacto com resultados rudimentares.

UM filme que nos fala sobre a carreira de um dos maiores assaltantes a solo de bancos poderia dar uma boa historia, principalmente no que diz respeito a forma como se foi libertando das investigações. O problema e que o filme nunca se leva a serio, e isso começa no pessimo cast para o protagonista e depois na roupagem quase idiota que faz de toda a situação, muito por culpa de um estilo de comedia de domingo a tarde que acaba por ser o estilo que menos se adequava a historia que o filme queria contar.

Outro problema claro do filme e a duração. Duas horas e compreensivel num filme que tenta ir ao cerne da personalidade ou mesmo da investigação, mas aqui nao temos nem uma coisa nem outra, nunca conhecemos na essencia a personagem central, e as suas origens, nem os promenores mais trabalhados da investigação sao dados, acabando o filme por ser duas horas repetidas de assaltos e disfarces algo absurdos para um filme que nunca encontra o registo que a historia merecia.

Fica a ideia que uma bos historia que caia numa produçao de pior qualidade normalmente nao sai um bom filme e aqui temos essa evidencia. O filme teria de ter outra abordagem, outro interprete e acima de tudo uma outra visao sobre a historia, porque o feito que o filme quer contar e meritoria, mas nao com esta roupa.

A historia segue um solitario que acabou por bater o record de assaltos a bancos no Canada, enquanto construia uma familia e fazia as suas ligaçoes para continuar o seu claro legado.

O argumento tem uma historia de base interessante, curiosa e que desperta a atençao. O problema maior do filme e a forma como aborda, como se de uma comedia de baixa qualidade se tratasse, dai que estejamos sempre com o foco nas roupas da personagem e menos nos planos de concretizaçao e fuga, a personagem nunca e minimamente trabalhada.

Na realizaçao Allan Ungar e um jovem realizador canadiano, que quis contar uma historia particular do seu pais mas nao consegue sair da serie b de onde veio, e talvez de onde fara carreira. O filme nunca consegue ser minimamente artistico e irreverente e tinha material para o ser, mas isso e o que diferencia bons realizadores de menos bons.

No que diz respeito ao cast Duhamel e um actor com poucos recursos que demonstra bem as suas debilidades num papel que poderia e deveria ter carisma, diferentes facetas, ao qual o actor apenas empresta uma, que é absurdo. Ao seu lado percebemos porque Cuthbert desapareceu do ecra faz anos e Mel GIbson esta na pior fase da sua carreira


O melhor - O feito de assaltos merecia outra abordagem.

O pior - UMa boa historia num filme a todos os niveis fraco


Avaliação - D+



No comments: