Monday, March 15, 2021

The Mauritanian

 QUando foi anunciado que este filme seria um dos projetos que ainda veria luz nesta competiçao pelos premios obviamente que as atençoes se centraram num filme com um tema muito particular como as prisões em guantanamo, mas tambem pelo incrivel cast e crew que o filme trazia consigo. Contudo num tema sempre bastante polemico e discutivel eis que em termos criticos as coisas nao correram pelo melhor com avaliações demasiado medianas, sendo que comercialmente o filme até conseguiu alguma visibilidade fruto de um tema sempre bastante vivo.

Sobre o filme parece-me claro que o tema pela sua insjutiça e pela facilidade que tudo foi feito é mediatico e forte e o filme consegue dar esse impacto principalmente pela longevidade e por algumas cenas na fase final, mas parece quase sempre um filme demasiado circular na relação entre preso e defensoras, na reação do preso, em alguns pontos que vao sendo escondidos para um suspense que nunca existe e uma forma de assinatura que o realizador encontra para o passado que nem sempre e funcional.

OU seja num tema que terá sempre impacto em filmes mais ou menos competentes, e este acaba por ter as suas mais valias, mas que ao mesmo tempo e mais do mesmo e tem menos poder de reflexão do que outros que foram mais longe na reflexão sobre o significado. Temos a auto critica normal pos guerra mas que muitas vezes e quase inexistente no presente e nisso temos um pouco de cinismo americano.

Ou seja uma historia impactante que nos faz pensar um pouco da forma como as guerras vao sendo geridas e as prespetivas que nos vao sendo transmitidas todos os dias, mas que cai no erro de uma circularidade e mais que isso enquanto filme tinha que ter outros atributos mais funcionais para se tornar numa obra de referencia numa tematica que ja teve outros projetos bem mais impactantes.

A historia fala da prisão de um preso associado a guantanamo em pleno pos 11/09 e da forma como mesmo ao longo de mais de catorze anos se encontrou detido da ilha sem qualquer tipo de acusação baseado num diz que disse até que entra em cena uma equipa de advogados apostado em perceber todo o tranmito legal da detenção.

O argumento do filme e talvez o ponto menos trabalhado do filme, em termos de personagem mas mesmo em termos de investigação e passos legais e o filme e quase sempre demasiado pobre. Salva alguns apontamentos da personagem principal que definem a personagem e pouco mais.

Kevin McDonald e um realizador que procura regressar ao sucesso que obteve em o Ultimo Rei da Escocia, mas que nao tem tido um trabalho particularmente facil ao longo do tempo colecionando projetos de sucesso muito moderado. Neste filme temos uma tentativa de dar alguma assinatura que nem sempre funciona mas temos claramente uma melhoria comparado com os seus filmes mais recentes.

No cast o filme Rahim direciona o filme do primeiro ao ultimo minuto com uma interpretação de primeira linha que num filme mais completo poderia conduzir a um reconhecimento superior. Foster encaixa bem na personagem da advogada mas fica a ideia que as personagens sao algo limitadas pelo alcance de um argumento algo preso


O melhor- O impacto do acontecimento


O pior - Demasiado circular


AValiação - C+



No comments: