Thursday, March 11, 2021

My Salinger Year

 JD Salinger e dos autores literários dos EUA aquele que nos últimos anos tem tido alguma atenção de diversos projetos cinematograficos que tem trabalhado o lado misterioso e iconico do autor. Neste ano e apresentado na ultima montra de Berlim surgiu este filme sobre uma jovem autora e a forma como começou a carreira escrevendo aos fas do autor, foi um pequeno filme que no entanto não reuniu grande consenso critico com avaliações muito medianas. Comercialmente seria sempre um filme com pouco impacto o que acabou por ser uma realidade.

Sobre o filme temos o tipico pequeno filme literário de crescimento de uma personagem nos seus atributos com a mensagem tipica do sonho é possivel. O filme vende o mito do autor com o seu lado excentrico, enigmatico e o seu objetivo de descrição, e perde pouco tempo na personagem ancora do filme o que faz o filme muitas vezes cair num plano pouco existêncial que acaba por lhe tirar ritmo.

Claro e que a historia ainda para mais baseada em factos veridicos e principalmente mostrando o aspeto creativo da personagem central acaba por ter o seu lado interessante, mais do que propriamente uma abordagem absolutamente diferenciada. Fica na retina um filme quase sempre demasiado simplista nos seus processos para se fazer vincar adormecendo-se continuamente.

Ou seja mais um filme que toca em JD Salinger sempre com os mesmos problemas de ritmo que os outros tiveram. Fica a ideia que a descriçao que o ator procurava e mais facilmente encontrada nos filmes sobre si do que propriamente na obra e na sua personalidade.

A historia fala de uma jovem aspirante a escritora que acaba por ser contratada por um editora de forma a responder de uma forma seca as cartas endereçadas ao autor, acabando por construir ali o espaço ao crescimento da sua personagelidade enquanto autora individual.

Em termos de argumento sendo uma historia de crescimento de talento interessante o filme acaba por ser muitas vezes pouco ritmado e demasiado simplista quer nas personagens quer no alcance dos seus desenvolvimentos embora seja clara a sua mensagem positiva.

Na realizaçao Phillipe  Falardeau temos um canadiano que ja teve alguns filmes com alguma visibilidade mas que aqui parece apaixonar-se demasiado pelo culto mais do que propriamente trazer algum elemento diferenciador a sua carreira que parece algo adormecida e que nao sera propriamente acordada por este filme.

No cast penso que a jovem Qualley pode ser um futuro valor vincado de Hollywood ja que me parece ter atributos e carisma para liderar um projeto. Uma jovem que arrisca que aqui nos da um papel mais simples e menos vistoso, mas que marca presença o que e importante para se fazer notar. Weaver tem sempre o seu impacto mesmo em papeis simples como este.


O melhor - A mensagem de esperança

O pior  - A forma como o filme adormece


Avaliação - C



No comments: