Sunday, March 28, 2021

Six Minutes to Midnight

 Aos poucos algumas produções de menor dimensão que foram efetuadas previamente a pandemia vão vendo a sua estreia ocorrer, num contexto onde a atençao nos cinemas quase nao existe pela pouca dimensão dos projetos que tem arriscado estas estreias limitadas. No caso de um pequeno filme britanico como este se calhar a pandemia não altera muito o seu limitado percurso comercial ainda para mais quando criticamente foi votado a uma mediania quase indiferente.

Este e mais um pequeno filme circunstancial sobre um de muitos elementos particulares da II guerra mundial, com enfoque algo diferente ou seja debruçar-se sobre um conjunto de jovens nazis numa escola inglesa, o filme depois tenta ser sem grande ritmo um filme de espionagem que acaba por nunca ter particular intensidade para se tornar relevante em qualquer um dos aspetos que tenta tratar.

Temos um filme que segue o lado tipico mais tradicional britanico de ritmo lento, mas com detalhe na contextualizaçao espacial, e deixando que a presença de Dench lhe de a dimensao que o filme quer ter, mas que os outros elementos como personagens ou mesmo o trabalho da intriga não acabam por ajudar, tornando-se num simples filme, que preenche sem qualquer brilhantismo alguns dos seus propositos.

Ou seja um daqueles filmes que como obra e quase indiferente, mas que serve para nos dar a conhecer mais uma das vivencias da II grande guerra de um grupo de jovens em particular com um enfoque algo diferente daquilo que estamos habituados a ver, mas que e insifuciente para dar ao filme qualquer sublinhado particular que lhe retire demasiada mediania.

A historia fala de um professor que e contratado para lecionar uma escola de jovens nazis, mas que rapidamente se percebe estar num epicentro de guerra que pode fazer perigar as jovens mas cujas intençoes de cada um dos intervenientes pode ser algo diferente da parte educacional.

Em termos de argumento o filme é algo parco em intriga apesar de termos o lado da espionagem fica a ideia que o filme não consegue em momento algum adquirir um ritmo ou um interesse nas suas personagens ou dialogo que o leve para um nivel superior, sendo a sua maior dificuldade a forma como não consegue incutir ritmos diferenciados.

No que diz respeito à realizaçao Andy GOodard e um realizador britanico proximo de filmes pequenos de historias muito contextuais que não tem conseguido ganhar particular destaque. Aqui temos uma realização tipica inglesa, sem grande ritmo e com prevalencia de paisagens e pouco mais.

No cast temos um Izzard que tambem e argumentista do filme que nos parece ter dificuldade para alimentar com protagonismo um filme como este, uma Dench sempre competente, e por fim a suiça Carla Juni com alguma evidência pese embora nos pareça que a personagem poderia e deveria ser colocada mais a prova


O melhor - O lado dos cenarios do filme.


O pior - O baixo ritmo da intriga


AValiação - C



No comments: