Sunday, March 07, 2021

Raya and Last Dragon

 Se existe produtora que ficou refem do confinamento foi a Disney e os seus projetos para ganhar biliões que teve de reajustar estrategias quer potenciando a sua plataforma de streaming ou por outro lado tentar rentabilizar o carissimo serviço de VOD. Este filme que era uma das apostas da produtora para assaltar o mercado em 2021, optou pela segunda estrategia seguindo o que ja tinha sido efetuado com Mulan. Numa altura em que ainda e muito cedo para se avaliar o real alcance comercial do filme, podemos dizer que a vitoria critica do filme foi conseguida com avaliaçoes muito positivas que a coloca ja na prespetiva dos oscares do proximo ano quando o deste ano ainda nem sequer foi atribuido.

Sobre o filme podemos dizer que temos um filme de aventuras com todos os atributos que estamos habituados a ver na disney ainda para mais num filme com um grau de produçao do melhor que estamaos habituados a ver da maior produtora de animaçao. O filme tem os elementos todos que fazem os filmes da disney funcionar, uma mensagem muito positiva e educativa, humor e personagens interessantes, o unico ponto que neste filme e deixado de parte e o lado musicar quem sabe para dar mais protagonismo ao lado aventureiro.

Por tudo isto este e mais um filme bem conseguido e que pode marcar o inicio de uma saga da disney, a diferenciaçao entre segmentos e populaçoes diferenciadas o facto de ser um filme de equipa com caracteristicas muito proprias e ser um ritmado filme de açao parece contribuir para que o filme possa ser um interessante filme de futuro nas suas continuaçoes dependendo e claro do resultado que o filme obtenha num contexto comercial totalmente diferente do que ja observamos.

Ou seja nao sendo uma das obras primas de referencia da disney, longe disso, e um eficaz filme que demonstra que a Disney nos seus maiores projetos raramente falha nos elementos centrais. Aqui temos ainda mais uma vez uma cultura oriental bem pensada percebendo bem qual e atualmente um dos publicos preferidos do cinema.

O filme fala de uma jovem que apos ver o seu mundo separado e a joia que o protegia quebrada e dividade tenta embarcar numa aventura para encontrar o unico dragao vivo do passado e tentar reunir as peças que possa devolver a unidade ao mundo onde vive.

Em termos de argumento o filme nao sendo propriamente nada de novo na sua formula, tem os elementos fundamentais para um filme de entertenimento infantil funcionar, desde logo o seu caracter comico, passando pela aventura, e pelo lado moratorio muito vincado.

Na realizaçao deste projeto um conjunto de realizadores que ja tinha estado nos sucessos de Moana e Big Hero Six a conseguir construir de genese mais um bom filme com todos os meios de elite da DIsney e que demosntram que nas suas produçoes poucos conseguem este patamar.

No cast de vozes pouco ou nenhum destaque para alem de uma akwafina que nos da um dragão muito particular e extrovertido encaixando bem no estilo da atriz. Nao e um filme de grandes dotes vocais e mais um filme de historia e entertenimento.


O melhor - A capacidade da disney fazer sempre filmes faceis de ver.


O pior - Nao e uma das obras de referencia


Avaliação - B



No comments: