Wednesday, March 10, 2021

Crisis

 A questão do poder do trafico de droga e da industria farmaceutica e mais que tudo a união entre esses mundos é algo que há muito e debatido mas não e propriamente um terreno onde existam diversos filmes a debruçar mesmo que em ficção sobre esta materia. Este filme com um elenco de primeira linha com esta tematica passou totalmente desprecebido o que ainda mais demonstra algum desinteresse pelo tema. Certo é que o facto do filme não ter sido propriamente bem recebido pela critica com avaliações modestas não ajuda, contudo pelo cast em questão parece-me que o filme poderia ter valido mais em termos comerciais.

Sobre o filme podemos dizer que o impacto da sua tematica ou o poder denunciante que o filme quer ter deverá ser considerado facilmente como meritório pela sua capacidade de tentar unir pontas que muitos teimam em não querer ver. Mas fora isto o filme tem claras debilidades que o tornam talvez num mau veiculo de comunicação a este respeito, pela confusão e o amaranhado que se torna todas as historias ou por nao ter personagens suficientemente convincentes para o argumento em questão.

E por fim isso acaba por nos dar um filme com alguns meios de intepretes mas cujo o argumento nunca se encontra e resulta num filme pouco ou nada interessante, confuso, que tenta transmitir um ponto em concreto mas que escolhe um mau caminho para o fazer e o resultado e muito ineficaz, dai que isto possa esclarecer quem nao compreende como e que um filme com tamanho elenco tenha chegado a lado nenhum.

A historia segue basicamente três historias distintas, de um policia infiltrado, de um cientista alvo de uma tentativa de branquear o resultado de um medicamento e uma mãe que acaba por perder um filme num esquema de tráfico que se juntam num mesmo espectro maior que qualquer um deles.

Em termos de argumento a ambição e os objetivos do filme são muito maiores que uma historia tão pouco trabalhada e mesmo formalmente deficitaria consegue fazer funcionar. O grande problema do filme e que as personagens nunca são dotadas de tamanho para ter o impacto que o filme quer ter e isso condiciona todo o processo.

Na realizaçao Jareki e alguem que já teve alguns projetos com algum resultado mas que aqui nunca consegue desatar propriamente os nos que cria e isso condiciona o efeito pratico do filme. As dificuldades que exibe neste filme podem ajudar a perceber algumas das suas dificuldades em se assumir no cinema de primeira linha.

No cast um bom elenco nem sempre e um sinonimo de bons desempenhos e este e um caso em que isso não acontece. Armer, Oldman, Lilly, Kinnear poderiam ser uma garantia para o filme apostar em personagens de excelencia mas essa falta condiciona muito o desempenho mediocre de cada um deles.


O melhor - A Ambição de um tema ainda tabu.


O pior - A forma como o filme se enrola sem capacidade de desatar os seus nos


Avaliação - C-



No comments: