Saturday, April 25, 2020

The Willoughbys

Este peculiar filme de animação da Netflix marca o arranque da produtora e do serviço na animação depois de o ano passado ter sido feliz com alguns dos títulos mais bem avaliados do ano no que diz respeito ao género. Este muito particular filme conseguiu na sua diferença reunir alguma valorização critica embora me pareça que o seu caracter algo estranho o possa afastar de ótimos resultados de bilheteira.
Sobre o filme podemos começar por o analisar do ponto de vista do publico alvo o seu lado mais estranho faz obviamente que não seja um filme para os mais pequenos nem que seja porque recorre demasiadas vezes a humor algo negro. Por outro lado o caracter estético do filme demasiado colorido e com personagens demasiado estranhas e coloridas o também faça afastar do publico maior.
Ou seja a primeira característica que percebemos do filme e que ele esta longe de ser fácil, e um filme com uma mensagem importante e interessante mas nem sempre isso desobra um argumento demasiado estranho e peculiar para fazer a mensagem passar com a força que a mesma deveria ter. Fica ainda a ideia que o filme se perde algo nas suas excentricidades e isso o afaste do grande publico.
Por tudo isto sublinho não ter ficado agradado com o filme, num género em que e importante a forma como deixamos o espetador as emoções sentidas ao longo do filme não foram as melhores já que mesmo em termos de humor e tudo demasiado estranho mais que eficaz.
A historia fala de uma estranha família, onde não existe ligação umbilical e emocional alguma entre pais e filhos ate ao momento em que os menores ficam sozinhos em casa na presença de uma peculiar ama, tempo depois de encontrarem um bebe a porta de casa.
O argumento e mais do que qualquer coisa estranho, não so a historia de base mas a forma como o filme explora o desenvolvimento moral que quer ter, torna-se demasiado excêntrico e pouco objetivo o que não  propriamente o melhor caminho para um filme de animação.
Na realização deste produto temos a dupla que esteve na origem do segundo episodio de chovem almondegas, com menos meios parece-me que os bonecos são demasiado geométricos sem ser realistas nem artísticos e isso torna o filme estranho. Não penso que este projeto algo noir tenha sido o melhor passo na carreira.
No cast de vozes em virtude de ver a dobragem portuguesa não farei comentários.

O melhor  - A mensagem e positiva

O pior - Figuras demasiado geométricas e coloridas tornam-se saturantes

Avaliação - C-

No comments: