Thursday, April 09, 2020

The Way Back

Os dramas desportivos nos últimos tempos tem andado algo escondidos das produtoras norte americans, e no momento em que se apostava em mais um filme desse género com distribuição wide, a pandemia coronavírus fechou por completo cinemas em todo lado e tornou The Way Back num desastre comercial mesmo depois de ter conseguido passar na critica com avaliações positivas.
Sobre o filme desde logo uma novidade o facto de não ser baseado em factos reais poderia dar ao filme espaço para alguma inovação na abordagem a um filme deste género, contudo volvido a duração do filme percebemos que tirando alguns aspetos dramáticos da personagem o filme e totalmente semelhante a outros do género, funcionando no lado emocional e nos pontos de contacto entre as personagens e falhando na capacidade de trazer novos elementos ou de surpreender e aqui fica a ideia que ao ser um filme original no seu argumento poderia e deveria ser mais arriscado no guião e no significado do mesmo.
Pese embora este aspeto que me parece pouco trabalhado e que deveria tornar o filme bem mais saliente o filme e eficaz nos curtos objetivos que tem, quer no aspeto da redençao da personagem central, na química entre os elementos de equipa e mesmo no final ideológico. PEse embora tal facto fica sempre a ideia que já vimos este filme inclusivamente numa anterior obra do mesmo realizador.
Ou seja um filme totalmente previsível do primeiro ao ultimo minuto, que nos tras um Affleck mais intenso, com o drama a funcionar na forma do filme familiar, e com uma historia de conquista, mas com a ideia que tudo isto já foi usado e abusado em outros filmes não sendo este o melhor dos mesmos nem o pior.
A historia fala de uma ex estrela do basquetebol escolar que depois de alguns problemas familiares acaba por entrar no mundo da bebida ate que e convidado para treinar a equipa onde brilhou e tenta ai dar a redenção da equipa e dele próprio.
Em termos de argumento fica a ideia que ao ser um filme original sem base real deveria ser mais original em todos os aspetos e não ser demasiado colada a outros filmes do género. E competente no balanço dramático mas isso acaba por ser o mais simples neste género de filmes.
Na realização Gavin O Connor tenta ganhar um espaço de eleição no cinema que ainda não conseguiu pese embora esteja sempre bastante ativo ainda lhe falta um filme que o conduza para a primeira linha.
NO cast Affleck esta uns parâmetros acima do seu registo duvidoso habitual, contudo parece-nos uma personagem próxima de alguns problemas que também ele teve e isso poderá ter ajudado a encontrar o balanço ideal para a mesma, num filme que tem a dificuldade para ele de ser quase um concerto a solo.

O melhor - O lado entretenimento que estes filmes sempre conseguem ter.

O pior - Para um filme original sem base deveria ser bem mais diferenciado

Avaliação - C+

No comments: