Thursday, April 02, 2020

Downhill

Uma das primeiras comedias do ano juntava duas das figuras de referencia da comedia numa estreia em conjunto. Este filme na neve da Austria que juntou Ferrel e Dreyfous tentava reunir algum fulgor comercial e critico mas acabou por não funcionar propriamente em nenhum desses pontos. Criticamente ficou por uma mediana algo desapontante e comercialmente também foi um desastre mesmo com a reunião de protagonistas que publicitou.
Sobre o filme começamos por sublinhar o facto de ser um filme passado num contexto muito bonito, num contexto europeu de ferias de inverno que normalmente não e muito utilizado, sendo a forma como o filme nos da este mundo algo de diferente e algo que realmente suscita alguma curiosidade no filme.
POnto isto temos a intriga familiar, ou a alegada comedia de costumes, onde penso claramente que o filme não funciona, primeiro porque a intriga ou a reflexão familiar nunca é assumida no filme com algo a ser levado a serio, ou que nos de os pontos para esse pensamento, e por outro lado comicamente o filme nunca ter real graça tirando dois ou três aspetos.o que é muito pouco mesmo para um filme de curta duração.
Fica a ideia que o filme nunca encontra na realidade o seu espaço no balanco que faz entre o lado do conflito familiar e da comedia familiar acabando por não ser nenhuma delas, e mais que isso rapidamente o filme apenas se interessa pelos pontos paisagísticos abandonando a intriga desinteressante e pouco trabalhada que o filme acaba por ter.
A historia fala de uma família que embarca numas ferias numa estancia turística de neve, contudo rapidamente as ferias se tornam numa serie de conflitos familiares que vai colocar em causa a estrutura familiar.
Em termos de argumento o filme parece curto em todos os pontos de analise de um argumento deste a construção das personagens que com exceção da feminina parace claramente pouco desenvolvidas com sublinhando especial nas secundarias. Em termos de intriga as coisas também não são brilhantes, e os diálogos falham no mais importante em termos de comedia, ou seja no humor.
Na realização a dupla Faxon e Rush tinha funcionado bem no curioso The Way Way Back mas aqui apenas funciona na escolha do contexto e do espaço do filme, muito bonito e poderia ser a base brilhante para o filme, mas o argumento nunca ajuda.
No cast nem Dreyfus nem Ferrel me parecem minimamente confortáveis neste misto de comedia e conflito familiar porque não lhe da o ponto onde melhor funcionam em termos cómicos, também na sua conjugação não me parece que as coisas sejam brilhantes.

O melhor - A Áustria de neve

O pior - O argumento

Avaliação - C-

No comments: