Monday, December 02, 2019

The Irishman

Desde que foi anunciado este projeto que se percebeu que se trataria do maior lançamento de sempre de uma companhia de streaming, desde logo por todos os envolvidos, mas mais que isso porque seria o primeiro grande acontecimento a ser potenciado ao maximo por uma aplicaçao de streaming sendo facil prever que nada depois deste filme sairia igual. A critica venerou o novo trabalho de Scrocese que apelidou como um regresso ao cinema que ele mais gosta. Comercialmente em termos da estreia as coisas nao foram brilhantes mas tudo aponta que se torne rapidamente num dos objetos mais vistos da netflix.
SObre o filme podemos dizer que regressamos a um dos conceitos onde Marty se sente mais a vontade e onde temos aquilo que fez dele um dos maiores cineastas de todos os tempos. Os dialogos, a forma como entra dentro das dinamicas da mafia nova iorquina o sublime da realiaçao, e inegavel que o filme tem qualidade. Mas tambem tem defeitos principalmente quando comparado com os melhores filmes do genero, o maior deles e nao ter ritmo suficiente para aguentar uma duraçao demasiado longa, e isso reflete-se muito no resultado final do filme.
Parece-nos que de muitos filmes que poderiam marcar esta colaboraçao Irishman nao e o mais feliz para ser visto em streaming pois e lento e mais que isso longo, e os elementos distratores de uma casa influenciam algum desligar do espetador, que regressa nos momentos em que as cenas vao ao que de melhor Marty sabe fazer, mas isso nao esta sempre presente.
Ou seja mesmo sendo um bom e completo filme de mafia, esta longe do que de melhor Marty ou mesmo outros fizeram. Fica o saudosismo de percebermos como De niro e Pesci funcionam bem juntos e com um Pacino que encaixa perfeitamente no registo, mas ao mesmo tempo fica com a ideia que a duraçao do filme e uma presunçao do realizador que nao lhe saiu perfeitamente.
A historia fala de uma camionista que rapidamente se torna num homem de mao da mafia americana aproximando-se de Hoffa e da forma como este quer controlar um dos sindicatos mais importantes da historia.
No argumento temos dialogos de primeira linha com o simbolismo e ironia do que de melhor se faz em Hollywood. Contudo mesmo neste particular o filme nao consegue sempre manter este nivel, tornando-se algo repetitivo nas personagens e isso acaba por adormecer o ritmo.
A realizaçao de Scrocese e imponente, temos sequencias perfeitas e originais temos outras que nem tanto. Fica a ideia que num filme com  esta duraçao era fundamental nao adormecer o filme e isso nem sempre e conseguido.
No cast eu confesso que gostei particularmente da ausencia presente de De Niro, nao sendo um papel brilhante parece-me consistente e de longe o melhor que tem feito nos ultimos anos. Pacino tem o papel mais vistoso, e Pesci demonstra que e dos melhores neste tipo de registo.

O melhor - O cast

O pior - A duraçao tendo em conta o ritmo algo lento

Avaliação - B

No comments: