Monday, December 02, 2019

Abominable

A dreamworks parece nos ultimos anos ter desacelerado no que diz respeito a sua produçao de animaçao contudo este ano surgiu mais um projeto proximo de How to train your dragon mas agora com um abominavel homem das neves. Em termos criticos as coisas passaram ainda com alguma modestia tendo em conta o que de melhor se conseguiu no genero. Comercialmente parece que tirando projetos mais continuos a animaçao nao passa pelos melhores dias e este filme teve longe de grande sucesso.
Sobre o filme desde logo temos que valorizar a abertura da animaçao a outros contextos, algo que ja tinha sido efetuado em Big Hero Six e que agora continua pela mao da Dreamworks. O lado cultural e global das personagens e da sua cultura e bem introduzida nos primeiros momentos do filme, algo que devera ser valorizado.
QUando entra na açao em si o filme torna-se muito mais previsivel e vulgar, com uma personagem do imaginario longe de ser muito desenvolvida quer narrativamente mas principalmente tecnicamente o filme depois tem os perceitos morais tipicos dos filmes de animaçao e torna-se mais do mesmo, num terreno que necessita urgentemente de novas formulas.
No final um filme vulgar, que fica a ideia principalmente pelo inicio que poderia ser mais proativo se trabalhasse mais a universalidade cultural. Rapidamente se torna num filme de açao com pouco humor ou curiosidades e isso sao normalmente elementos chaves para fazer a animaçao resultar.
A historia fala de uma jovem que sonha em viajar pela CHina que de repente percebe que no topo do predio onde vive reside uma criatura das neves a quem vai ajudar a regressar a casa contra uma empresa que quer rentabilizar o valor da criatura.
Em termos de argumento o filme na sua genese e mais do mesmo, não sendo a historia de base muito original, trabalhada, acabando por cair sempre na previsibilidade. O inicio e o lado cultural enquanto dura funciona, mas falta alguma graça ao projeto.
Na realizaçao Jill Culton depois de escrever alguns filmes de animaçao tem aqui a sua estreia. Tecnicamente nem sempre me parece um filme feliz ou arriscado. A personagem central merecia mais atributos e sentido estetico e isso diminui o poder central do filme.
No cast de vozes pouco ou nada a registar. Figuras quase desconhecidas com o sotaque oriental para contextualizar o filme e pouco mais. Apenas Poulson como vila mas numa personagem com pouco carisma  para a voz se fazer notar.

O melhor - O inicio cultural do filme.

O pior - O design da personagem

Avaliação - C

No comments: