Sunday, December 08, 2019

Freaks

O sci Fi mais relacionado com o cinema independente tem sido responsavel por alguns dos filmes mais surpreendentes dos ultimos tempos, principalmente porque sem a necessidade de um registo fulcral de bilheteira pode arriscar em guiões menos convencionais. Isso foi tentado neste pequeno filme que ganhou alguns festivais da especialidade do fantastico conseguindo avaliaçoes razoaveis. Por sua vez comercialmente a falta de figuras de primeira linha acabou por condicionar em toda a escala o resultado comercial.
Sobre o filme podemos dizer que o mesmo e ambicioso ao permitir que a sua personagem central esteja em diversos planos temporais do mundo e com poderes quase interminaveis torna o filme arrojado mas nem sempre na minha opiniao essa componente acaba por ser suficientemente forte para dar um filme diferente acabando o filme por se baralhar muitas vezes com todas as possibilidades que tem.
Por tudo isto parece-me que Freaks poderia ser um filme negro, envolvente mas que acaba por nao o ser muito por culpa de ser algo confuso nos seus principios ou nao os simplificar para poder dar ao filme o ritmo ou a envolvencia que se pedia, o que torna imediatamente o filme algo deconetado e algo mesmo aborrecido.
Ou seja fica apenas a ideia do caos que o filme consegue implementar na relaçao pai filha e pouco mais, parece-nos que num filme sem a exigencia de bilheteira poderia tornar-se bem mais capaz na comunicaçao com o espetador e tornar-se mais objetivo.
A historia fala de um pai que guarda em casa uma filha com super poderes que é preseguida pelo mundo. COntudo com o crescimento e ao aumentar a curiosidade pelo que esta la fora a busca de respostas começa a tornar um perigo.
No argumento o principio do filme e dificil mas poderia resultar de forma competente se tivessemos um trabalho objetivo. FIca a ideia que o filme é algo parco nessa linha e que o resultado final nem sempre funciona porque o filme nao consegue simplificar certos apontamentos do filme.
Na realizaçao deste filme temos um dupla de realizadores quase desconhecida associada ao sci fi independente que tiveram aqui o seu trabalho mais visivel. COm um filme de poucos meios a realizaçao e simplista e pouco arriscada, mas algum reconhecimento que este filme trouxe pode abrir novas portas no futuro.
Na interpretaçao temos um sempre intenso Dern que tem aproveitados estes ultimos anos para ganhar um conceito ate entao inxeistente. AO seu lado um Hirch que tem ganho algum impacto em termos de cinema independente embora nos pareça longe de ser um ator de primeiro plano.

O melhor - ALguns principios narrativos do filme.~

O pior -Nao conseguir simplificar procedimentos

Avaliação - C

No comments: