Saturday, November 30, 2019

Knives Out

Deve ser dificil para qualquer realizador sobreviver a um pos Star Wars, pois bem Rian Johnson escolheu esta especie de policial tradicional para recuperar o seu cinema de autor e pelos vistos saiu-se bem, desde a sua primeira estreia se percebeu que a critica gostou do conceito, mas mais que isso, comercialmente e com este elenco as coisas tem tudo para resultar tambem do ponto de vista comercial.
A primeira vista este é um filme que nos chama a atençao pela riqueza do seu guião, cheio de figuras conhecidas de linhas e oriunda de projetos diferentes mas que nos dao talvez um dos melhores cast do ano. Sobre o tema, o conceito do tradicioinal filme sobre saber quem matou quem ainda para mais numa mansao fez diversos filmes de sucesso mas a muito tempo que ninguem pegava num argumento de base refrescante como Jonhson fez e o filme funciona principalmente porque consegue ser coeso, surpreendente e mais que isso moralmente interessante.
Podemos dizer que se trata de um filme com principios limitados a situaçao do homicidio e depois a investigação parece a primeira vista curto para um filme que foi anunciado como podendo ter algumas ambiçoes a premios. Eu confesso que concordo que é um filme parecido com muitos outros na base para conseguir imperar, mesmo que seja um bom especie de um genero que ja teve muitos filmes.
O que faz este filme diferente e que as personagens funcionam de forma isolada e mais que isso em simbiose, que o final embora nao seja o cumulo da surpresa nao faça o filme depender totalmente dele, embora o melhore. Nao e uma obra prima mas e uma obra competente de um genero que estava algo esquecido.
A historia e a tipica, um rico magnata aparece morto, e diversas pessoas tinham interesse na sua morte, um investigador privado acaba por começar a tentar desvendar um crime onde todos sao suspeitos.
Sobre o filme a base do argumento e um classico do cinema, o homicidio e a investigação, com a tradiçao de apontar numa direçao diferente daquela que acaba por ser. O filme e interessante em alguns volt face mas mais que isso tem personagens dinamicas que lhe permite ser interessante.
Johnson parece-me melhor realizador nos seus projetos de base do que propriamente quando teve de pegar numa franchising forte. Nao sendo uma realizaçao de primeira linha, sabe respeitar a tradiçao, nao sendo contudo uma abordagem totalmente diferenciadora.
Este e um caso de um otimo cast a todos os niveis, cada personagem e muito bem interpretada pelo seu interprete com exceção de Evans que me parece pouco subliminar para uma personagem importante. Parece-me que Armas se assume como uma figura interessante em Hollywood mas o maior destaque vai para um Craig fora do habitual.

O melhor - A forma como consegue ser inovador dentro da tradiçao

O pior - E um filme do quem matou quem

Avaliação - B

No comments: