Monday, December 09, 2019

The Aeronauts

Felicity Jones e Eddie Redmeyne protagonizaram uma das duplas de maior sucesso no cinema moderno na sua ida ao cinema como Hawkings e a esposa, que resultou no oscar para o ator britanico. Pois bem o reencontro surgiu este ano a cargo de um realizador ingles em autentica zona de tiro para os premios. O filme contudo pese embora tenha sido bem avaliado nao teve o impacto suficiente para ser um verdadeiro candidato. Sobrava a vertente comercial onde as coisas tambem tiveram longe do sucesso.
SObre o filme eu confesso que por vezes não consigo perceber a razão pela qual um feito unico nas mãos do cinema acaba por ser um exagero disparatado que acaba por tornar absurdo a historia veridica e entusiasmante que esta a ser transmitida. Parece-me claro que o filme tem uma boa historia, e bem realizado, arrisca mas depois exagera tornado a personagem feminina num super homem com mais poderes do que o homem de ferro.
Percebe-se que o filme não consegue trabalhar o argumento para lhe dar mais que um funcional filme de ação, mas que do ponto de vista produtivo e estetico tem algum cuidado dando-nos boas imagens e algumas sequencias de açao, onde JOnes funciona bem. Fica tambem a ideia que rapidamente quando se tem Redmeyne ao dispor tem que se trabalhar a excentricidade das personagens que neste caso e totalmente escusada.
Ou seja um filme curto em termos de tamalho, que fica a ideia que cai no erro de tornar o brilhante no impossivel. Tecnicamente e um filme com louros esteticos mas fica a ideia que a historia com mais rigor e mais personagens no lado do argumento e com pes na terra na ambiçao de potenciar as personagens poderia dar um filme bem mais valioso.
A historia fala no projeto de um ambicioso cientista e de uma aeronauta em bater o record de altitude de um ser humano num balão, numa altura em que o feito significa muito mais do que o record que acaba por ser batido.
Em termos de argumento o filme pensa acima de tudo no prazer imediato do espetador, colocando de lado os dialogos de primeira linha ou grande desenvolvimento dos personagens. COmo entertenimento rapido funciona embora critique a abordagem demasiado james bond que faz do feito.
TOm Harper e um realizador que teve o maior sucesso em series mas que ja teve alguns filmes como realizador. O seu caracter estetico e a forma como o filme consegue unir a imagem a descoberta e interessante, sendo um dos bons apontamentos do filme, num realizador que me parece ter qualidade para funcionar num argumento mais capaz.
No cast eu gosto de Jones como heroina de açao, penso que tem recursos e qualidades interpretativas que permitem ser uma boa lider de filmes de açao e nao so. AO seu lado tem um Redmeyne que encontrou um boneco que funcionou e repete-o vezes sem conta colocando em duvida se ter a versatilidade para se tornar uma referencia em Hollywood, para ja nao me parece.

O melhor - Tecnicamente e um filme bonito

O pior - O feito nao necessitade de ser de um filme de açao de super herois para o ser

Avaliação - B-

No comments: