Wednesday, December 04, 2019

Before you Know It

Existe uma serie de autores oriundos do teatro que normalmente tentam os seus projetos cinematograficos a grande parte das vezes interpretadas pelos mesmos. Este pequeno filme foi um desses filmes que compareceu na sempre competente montra de Sundance, com criticas razoaveis embora nao entusiasmantes. Em termos comerciais a falta de figuras de primeira linha acabou por limitar em muito a competencia comercial do filme.
Sobre o filme temos um filme familiar passado no mundo artistico que acima de tudo tenta perceber o que uma dinamica entre irmãs à procura do sucesso. O filme tem demasiadas pontas tipicas deste tipo de filmes independentes, principalmente no que diz respeito à excentricidade quase irrealista das personagens. O filme tenta adquirir um caracter ligeiro que nem sempre parece funcionar porque em termos humoristicos o filme nunca consegue ser empolgante.
Existe um ponto intimista que o filme funciona bem, e na contextualizaçao fisica do teatro de casa das personagens, a degradação, as dificuldades mas ao mesmo tempo o amor à causa estão bem patentes naquele pequeno local, o que torna o filme engraçado, sendo que os momentos passados naquele espaço dao o caracter intimo que é uma boa base para o filme mesmo que nem sempre consiga potenciar com o resto.
Ou seja temos aqui um tipico filme independente, que acaba por ser pouco empolgante, embora tenha bons momentos. Fica a ideia que talvez com outros atores o filme poderia ter sido mais convincente ou mesmo mais trabalhado no que diz respeito ao seu resultado final. Mas e sempre de louvar quando alguem abraça um projeto como este em todas as vertentes.
A historia fala de uma jovem argumentista que vive com o pai, irmã e sobrinha que tenta rentabilizar a peça do seu excentrico pai, o qual acaba por falecer e leva a mesma a ter de encontrar a famosa mãe e restruturar este relacionamento.
Em termos de argumento temos uma historia simples com personagens excentricas do mundo da arte, que acaba por ser algo estranho. E um filme nem sempre equilibrado que conjuga bons momentos com outros claramente menos fortes.
Na realizaçao temos uma boa escolha da residência e do espaço familiar contudo no restante parece-nos um trabalho simples, sem grande brilho, com o caracter intimista que a realizadora parece querer entregar ao filme do primeiro ao ultimo minuto,.
As escolhas para interpretaçao das duas argumentistas funcionam porque da a ideia que ambas vao para onde querem ir, embora com prestações demasiado pessoalizadas. Fica a indicaçao da bela pretação de Mandy Pantikyn, que merece algum destaque no filme.

O melhor - O cenario da casa e do teatro familiar

O pior - Demasiada excentricidade das personagens

AValiação - C

No comments: