Thursday, December 05, 2019

Artic Dogs

A netflix tem adotado em alguns casos uma estrategia algo estranho no que diz respeito à distribuição dos seus produtos. Ora lançou diretamente Klaus no streaming ora optou por uma estrategia completamente diferente para este filme de animaçao muito por culpa do cast de vozes. Contudo este tornou-se um verdadeiro falhanço em todos os sentidos, criticamente foi um dos filmes piores avaliados do ano, sendo que também comercialmente a estrategia falhou com resultados muito fracos, tornando-se no pior resultado de animaçao do ano.
Sobre o filme eu ate confesso que conjeturalmente o filme começa bem, o ambiente gélido permite-lhe ser carinhoso na definiçao do espaço, mesmo que rapidamente percebemos que o filme sera mais tonto do que racional, com algumas personagens a procura de um efeito comico imediato que acabam por nunca conseguir e que por isso o filme fica demasiado absurdo para funcionar. Nao so na ideia dos correios, mas no vilao e mais que isso no humor.
Ou seja em termos de valor de qualidade parece que o filme apenas consegue funcionar no plano estetico ao conduzir as personagens para o artico, aqui o filme consegue ser familiar e principalmente agradavel na sensação de espaço que acaba por desaproveitar com um argumento disparatado que até pode ter uma boa mensagem moral, mas que se perde numa abordagem demasiado ridicularizada do contexto.
Ou seja um filme de animaçao que segue o que de pior se tem feito no que diz respeito a um genero que sofre alguma crise de identidade. Nao deixa de ser curioso a Netflix estar no que de melhor e pior se fez neste terreno, numa abordagem mais concetual e nesta mais comercial.
A historia segue uma raposa do artico que tem como objetivo ser distribuidora de correio trabalho feito por caes fortes, de repente percebe estar no centro de um plano maquiavelico que pode colocar em causa a sobrevivencia da sua localidade.
O argumento do filme parte de um bom valor moral, mas nao o consegue traduzir minimamente num bom filme com boas personagens, um bom argumento nem tão pouco valor comico, por ser excessivo e algo caricaturado, isso acaba por tonar o filme essencialmente mais do mesmo que ja vimos noutros projetos de pouco sucesso na animaçao.
Em termos de realizaçao o filme Aaron Woodley e um realizador com pouco valor de animaçao que aqui ate começa bem na forma como caracteriza esteticamente a cidade onde tudo acontece mas que depois torna-se algo rudimentar. nao nos parece uma grande produçao mas nao e na estetica que o filme perde.
Muito se percebe da qualidade duvidosa de um argumento de animaçao quando a aposta e total nas vozes. Aqui temos atores de primeira linha que encaixam bem nas personagens mas nao conseguem salvar um guião pobre de si.

O melhor - A cidade onde tudo acontesse.

O pior - O humor disparatado

Avaliação - D+

No comments: