Friday, December 20, 2019

6 Undergound

Num ano em que a Netflix conquistou em pleno um espaço muito proprio na 7 arte, neste final de ano a produtora não se ficou pelos filmes para premios tendo também lançado este filme de ação pensado para o grande publico, ou não fosse o novo filme do Blockbuster mor, Michael Bay. Em termos criticos pouca novidade, a relação entr Bay e a critica não é a melhor e este filme marcou mais um capitulo nessa relação. Comercialmente penso que este é um filme que tem tudo para ser um sucesso da aplicaçao embora tenha sido lançado numa fase que os cinefilos apontam bateria para outro tipo de conteudo.
Sobre o filme podemos dizer que não sou nada fá da forma de realizar de Bay, o qual esquece total logica dos argumentos para tentar dar o maior evento de efeitos especiais que há memoria, pois bem neste filme temos mais do mesmo. Uma historia sem qualquer tipo de sentido ou coesão, uma serie de graçolas que é onde o filme ainda melhor funciona, e a tipica açao interminavel com efeitos e slow motions para todos os gostos, num exercicio de estilo de qualidade mais que duvidosa.
A ideia que fica e que Bay faz de proposito na forma como seca por completo o argumento dos seus filmes. Aqui temos uma serie de personagens com caracteristicas proprias sem historia, que aparecem em flashes, num argumento e montagem confusa, que nos leva unicamente a atenção para onde Bay é irrepreensivel que é nos efeitos e utilização massiva dos mesmos, já que no restante o filme é um deserto de ideias, onde apenas algum humor vai libertado o lado repetitivo do filme.
Ou seja temos mais uma obra de Bay, que ficara certamente na historia como um despredicio de dinheiro sem qualquer tipo de valor criativo, tendo no entanto a plena noçao que este tipo de registo funciona bem no estilo desejado e do publico para o qual é direcionado.
A historia fala de um grupo de pessoas que se reune em torno de um bilionario dado como morto, que tem como objetivo capturar e tirar o poder a um ditador de um pais, de forma a substituir pelo irmão o qual parece ser a melhor soluçao para o seu povo.
Em termos de argumento na base o filme é um deserto de ideias, um conjunto de pontas soltas, pouco trabalhadas, e um cliche total na narrativa central. Fica a apenas algumas graçolas e curiosidades que funcionam do ponto de vista humoristico, mas para uma produçao tao cara isso e sabe a muito pouco.
Bay tem uma realizaçao muito propria. Nao gostando do estilo é obvio que ele tem uma assinatura nos seus filmes, de takes curtos e slow motion, e dar total primazia aos efeitos especiais. Este filme é Bay na sua essencia.
No cast temos um conjunto de atores de segunda linha capitaneados por um Reynolds com uma personagem a seu gosto, num misto de açao e comicidade que funciona bem e tem pintado a sua carreira depois do sucesso total de Deadpool. Falta um vilão de peso e tudo o resto no cast.

O melhor - Algumas graçolas

O pior - A sensação que Bay queima dinheiro

Avaliação - C-

No comments: