Friday, December 13, 2019

The Farewell

Num ano em que a critica especializada parece ter descoberto e se apaixonado pelo cinema asiatico, um dos responsáveis maximos por esta aproximação foi esta comedia familiar chinesa, que acabou fruto da unanimidade critica a sua volta, tornar-se não só um fenomeno critico mas também um fenomeno de bilheteira nos EUA muito por culpa da mensagem de familia que passa.
Sobre o filme podemos começar por dizer que é um filme de costumes, somos conduzidos para as tradiçoes e para o modo de vida chines, numa familia que se espalhou pelo mundo ao mesmo tempo que temos um filme sobre personagens tentando ser familia apos a descoberta da doença do pilar de todos eles. Nesse particular o balanço entre a comedia e o drama do filme é muito bem feito sempre com a curiosidade de nos apresentar uma forma de vida.
The Farewell não e um filme grande, é um filme que acima de tudo funciona nas ligações, nas emoçoes, na forma como estas ao longo do tempo nos são partilhadas e escondidas, a forma como consegue conciliar sequencias de emoçao e desespero com insolitos culturais que nos fazem soltar uma gargalhada, que faz desta comedia familiar, um filme singular e acima de tudo bastante competente.
Claro que muitos poderão dizer que é uma historia de vida familiar igual a muitas outras, mas a originalidade não por si so exigida para um filme funcionar, a forma como se prepara os pontos fortes de um filme simples podem conduzir a que este tenha o reflexo desejado no espetador e este filme consegue isso com força.
A historia fala de uma familia chinesa espalhada pelo mundo, que se junta na cidade origem de todos para um casamento, que mais nao e um pretexto de se despedirem da avó a qual foi diagnosticada um cancro que lhe da poucos meses de vida, aproveitanto esse ponto para a despedida anunciada.
Em termos de argumento a historia é bonita na sua plenitude, tem emoção, originalidade e um balanço emocional entre os lados da ponte. Em termos de originalidade fica apenas o insolito de algumas situações.
Na realizaçao  Lulu Wang teve aqui um sucesso muito por culpa da vitoria do publico em Sundance. Mais que uma realizaçao de excelencia o filme consegue misturar a cultura ocidental fazendo-a entrar no lado chines e isso da uma experiencia bastante diferente.
No cast a opçao em exclusivo por atrizes chinesas funciona. Akwafina esta entre os melhores papeis do ano para todos os criticos, e realmente é a ponte do filme, com uma prestação adulta e intensa ainda que por vezes apagada pela sua companheira de cast Shzen Zhao, que e o coraçao do filme.

O melhor - O balanço emocional do tema no filme.

O pior - A historia de base e simples

Avaliação - B+

No comments: