Tuesday, September 17, 2019

Child's Play

Mais de trinta anos depois de Chucky ter entrado na historia de um dos objetos de terror mais mediaticos do cinema, eis que surge a sua reconstrução temporal, com este novo filme que pese embora pegue nas caracteristicas basilares do boneco diabolico, dá-lhe uma nova roupagem e um poder associado a evoluçao tecnologica. Criticamente as coisas não foram particularmente interessantes para esta nova roupagem com avaliações essencialmente medianas. Comercialmente tendo em conta aquilo que Chucky representa no terror esperava-se bem mais ja que foi um filme bem mediocre quando comparado com outros do mesmo genero.
Sobre o filme todos conseguimos perceber que o original Child's Play foi sempre um filme de impacto do que propriamente uma obra prima. Este filme tenta na maior parte do tempo ser fiel, com violência, com muito sangue e imagens fortes, mas em termos de intriga e sempre um filme algo simples, e quase sempre demasiado previsivel, o que demonstra que alguma da inocação e atualizaçao do conceito na base nao foi acompanhado pela intriga e pelo desenvolvimento de uma historia que podesse dar impacto a saga.
Em termos do boneco em si, podemos dizer que o filme conseguiu uma atualização interessante na forma como o coloca ligado a uma aplicação que domina todas as outras, tornando justificado muitos dos poderes apresentados pelo boneco, embora nos pareça que a determinada altura torna-se exagerado. mas a explicação existe bem mais proficua do que nenhuma.
Do ponto de vista dos efeitos especiais relacionados com a imagem de Chucky parece-me demasiado evoluido e o boneco nunca tem o lado afavel que o primeiro consegue por momentos ter, e isso pode ter retirado algum do revivalismo que a saga deveria potenciar.
A historia é a conhecida uma mãe oferece ao filho um boneco da moda, com ferramentar interminaveis, contudo este mais do que um bom amigo vai-se tornar uma perigosa ameaça a quem colocar em causa a sua relação com o seu dono.
Em termos de argumento se a atualização para os nossos tempos da ferramente chucky nos pareça exagerada mas funcional, do outro lado em termos de intriga o filme parece vazio, demasiado previsivel e pouco estruturado sendo quase so contexto para o sanguem e violencia estetica.
Na realização deste rebot temos Klevberg um  realizador norguegues criado no terror. O filme consegue ser esticamente violento embora com pouco dedo de autor. Os efeitos humanizam demais o boneco e nao sei se e a melhor opção. Os nordicos sentem-se confortaveis neste registo mas este nao e o melhor filme.
No cast Plaza funciona bem no terror, principalmente em personagens irreverentes, o que encaixa na sua prestação. Sobra Hammil no papel de Chucky que junta o miticismo do ator com o da personagem mas pouco mais.

O melhor - A atualização tecnologica do produto

O pior - O boneco em termos esteticos perde a sua mistica

Avaliação - C-

No comments: