Tuesday, September 24, 2019

Fast and Furisous Presents: Hobbs and Shaw

Depois do ultimo filme da saga fast and furious ter estado longe do sucesso dos seus antecessores, era obvio que toda a formula teria de ser repensada. Para tentar ainda lucrar alguns dolares foi pensado abordar apenas duas personagens antagonicas e dar ao filme mais ação, comedia e menos carros, embora o espirito fosse o de sempre. Esta nova abordagem acabou por ter resultados criticos proximos dos filmes com avaliações medianas sendo que comercialmente nos EUA a receita esteve longe de funcionar que contudo acabou por ver as perdas mitigadas com o bom desempenho no resto do mundo.
Sobre o filme sublinho que com a exceção de um ou outro filme,  o estilo de Fast and Furious nunca me cativou por completo, por ser uma mistura de cinema de consumo rapido com sequencias totalmente impossiveis e exageradas. Pois bem este filme e mais do mesmo mas introduz um ingrediente que funciona melhor que e o humor e aqui o filme torna-se ligeiramente mais interessante como entertenimento, principalmente porque consegue recolher em The Rock o ponto em que este melhor funciona na minha otica, ou seja comedia.
Claro que outros ingredientes da saga estão aqui presente e com destaque e que esses acabam por ser mais do mesmo, principalmente uma intriga basica até ao seu limite maximo, mas mais que isso as sequencias de ação intermenivais e impossiveis, que fazem o Missao Impossivel ser um filme algo realista. E nesse ponto parece-me que o filme acaba por não ir alem, algo que um realizador com algum conceito poderia dar, mas que no final sabe a pouco a introduçao apenas de algum humor.
Nao sabemos contudo se este genero com algumas diferenças consegue cativar os fas da saga, principalmente aqueles que gostam de mais carros, um lado mais duro ou mesmo mais mulheres, parece-me que aqui temos mais um filme de duplas improvaveis do que Fast and Furious mas o filme abre portas a sequelas.
A historia fala de um terrivel hacker informatico que quer tomar posse de um virus mortal para o negocial, numa altura em que Hobbs e Shaw eternos rivais se tem que unir para tentar por termo aos objetivos de tamanho vilão.
No que diz respeito ao argumento a base é simples, nem se esperava muitas alterações neste particular, temos um recuso eficaz ao humor, mas que na maior parte do tempo, funciona como adoçante a uma historia bem mais simples. As personagens sao as tipicas num filme de açao de grande estudio.
Para este spin off a realização foi entregue a David Leicht, o obreiro mãe de John Wick mas que conseguiu o maior sucesso em Deadpool, o filme nao tem a originalidade nem o humor desta saga ultima acabando por ser um filme de grande estudio mas pouco de autor, o que sabe a pouco quando comparado com os filmes anteriores dele.
No cast, as escolhas de The Rock e principalmente de Statham são naturais e funcionam no tipo de filme que temos aqui. Muita ação e algum humor encaixam no estilo e nas debilidades de ambos. Nos acrescentos Elba nao existe como vilão, o que acaba por ser uma deceção do filme, e Kirby falta-lhe a sensualidade que outras tiveram na saga.

O melhor - A introdução do humor.

O pior - As sequencias de ação tornaram-se cada vez mais impossiveis

Avaliação - C+

No comments: